Blog do Bonfim

Publicado em 22/05/2020

Projeto Redação: Tema de Física para o 3º ano do EM

BAIXE O ARQUIVO COMPLETO – 3º ano Bonfim – Projeto Redação_- Física, professor Rubens_ 2º bim 2020

Data da entrega: 08/06

Trabalho de Pesquisa

O uso da energia nuclear no Brasil (Por que se explicar se não existe perigo?)

A primeira usina nuclear brasileira entrou em operação comercial em 1985 e opera com um reator de água pressurizada (PWR), o mais utilizado no mundo. Com 640 megawatts de potência, Angra 1 gera energia suficiente para suprir uma cidade de 1 milhão de habitantes, como Porto Alegre ou São Luís.
Nos primeiros anos de sua operação, Angra 1 enfrentou problemas com alguns equipamentos que prejudicaram o funcionamento da usina. Essas questões foram sanadas em meados da década de 1990, fazendo com que a unidade passasse a operar com padrões de desempenho compatíveis com a prática internacional. Em 2010, a usina bateu seu recorde de produção, fato que se repetiu novamente em 2011.

Esta primeira usina nuclear foi adquirida da empresa americana Westinghouse sob a forma de “turn key”, como um pacote fechado, que não previa transferência de tecnologia por parte dos fornecedores. No entanto, a experiência acumulada pela Eletrobras Eletronuclear em todos esses anos de operação comercial, com indicadores de eficiência que superam o de muitas usinas similares, permite que a empresa tenha, hoje, a capacidade de realizar um programa contínuo de melhoria tecnológica e incorporar os mais recentes avanços da indústria nuclear.Um exemplo disso foi a troca dos geradores de vapor – dois dos principais equipamentos da usina – realizada em 2009. Com a substituição, a vida útil de Angra 1 poderá ser estendida, permitindo que a usina esteja apta a gerar energia para o Brasil por décadas.

• Diante dos dados acima, passo algumas orientações a fim de auxiliar na busca de suas investigações e informações, com o intuito de oferecer melhores condições de desenvolvimento da pesquisa e criar condições para você, caro aluno, argumentar sobre o tema e entregar um resumo respondendo as seguintes indagações:

1)Descreva o processo de obtenção de energia nuclear.

2)Quais os principais países que utilizam a energia nuclear

para geração de eletricidade?

3) Qual o elemento químico utilizado para a obtenção de energia nuclear? Justifique a escolha desse elemento para esse fim.

4)Aponte os aspectos positivos e negativos da energia nuclear.

5) No fim da década de 1960, o governo brasileiro começou a definir o Programa Nuclear Brasileiro, destinado a implantar no país a produção de energia atômica. No entanto, o Programa Nuclear Brasileiro sofreu, nos anos 80, uma aguda desaceleração. Explique os principais motivos desse processo.

6) Comente a atuação de ativistas e seus argumentos contrários ao uso da energia nuclear.

Orientações Importantes

• E importante você se conscientizar de que uma pesquisa não é uma mera cópia e sim uma síntese de um conjunto de informações.Para elaborar uma boa pesquisa é preciso recorrer a várias fontes (revistas, jornais ou sites) confiáveis, somente após extrair as informações que procura, deve-se iniciar a elaboração do trabalho.

• O trabalho deve estar dividido em partes:

1º. Capa – Identificação do trabalho (escola, aluno, série, turma e titulo)

2º. Introdução com objetivo – Explicar do que se trata o trabalho e o que você pretende aprender com ele, colocando também o objetivo, indicando para que o trabalho foi proposto. Importante sempre começar com um verbo, fazendo uma redação de aproximadamente 10 linhas.

3º. Desenvolvimento – Nessa parte irá colocar as informações da pesquisa realizada.

4º. Conclusão – Fazer um texto com  seu ponto de vista sobre o assunto estudado, indicando sua opinião sobre o que aprendeu. (aproximadamente 10 linhas)

5º. Bibliografia – Anotar as fontes que utilizou para realizar a pesquisa.

• Leia todo material pesquisado, sublinhe as principais informações e reescreva o texto com as partes ressaltadas utilizando suas palavras próprias para realizar o resumo.
  • Cuidado com a redação do trabalho. Faça uma correção com o propósito de corrigir erros ortográficos e gramaticais. Peça para alguém ler seu trabalho, uma segunda opinião sempre é importante.
  • Não é obrigatório que o trabalho seja digitado, mas é indicado que o faça. Caso utilizar dessa tecnologia formate a pagina da seguinte forma: letra ARIAL ou TIMES NEW ROMAN – tamanho 12
  • Se possível utilize imagens, elas são ótimas referências e fontes de informação.

OBS: Sugestões de sites para aprofundar seus conhecimentos:

www.eletronuclear.gov.br/Aempresa/CentralNuclear.aspx

Data da entreg a: 08/06/2020