• LIV – Laboratório Inteligência de Vida

    LIV – Laboratório Inteligência de Vida desenvolve o pilar socioemocional na nossa escola, criando espaços de fala e de escuta para ampliar a compreensão de si, do outro e do mundo. 

    O programa promove uma nova linguagem que tem como centro a reflexão e o questionamento, não existindo respostas “corretas” ou “esperadas” e, sim, o debate e a escuta. 

    As aulas de LIV ocorrem uma vez por semana na grade curricular e alcançam toda a comunidade escolar por meio de propostas e materiais pensados para alunos, professores e famílias

    Além do programa para as escolas, no Blog do LIV você pode conferir conteúdos socioemocionais exclusivos, criados por especialistas, para levar o cuidado socioemocional para todos! 

    Educação Infantil

    LIV na Educação Infantil 

    Na Educação Infantil com o LIV, vamos ajudar as crianças a nomear e reconhecer suas emoções. Inspirados na teoria do psicólogo americano Paul Ekman, pioneiro no estudo das emoções e expressões faciais, trabalhamos com as emoções básicas: medo, alegria, tristeza e raiva e adicionamos o amor, que acreditamos ser fundamental quando pensamos nos vínculos afetivos.

    As crianças são apresentadas a situações vividas em seu dia a dia por meio de histórias desenvolvidas pela autora Mirna Portella e ilustradas pelo premiado Laurent Cardon. Ao longo da leitura, a utilização de fantoches abre o caminho da conversa, deixando as crianças mais à vontade para compartilhar suas experiências. Também trabalhamos com músicas compostas pela cantora Maíra Martins, que conectam as emoções com os mais diversos ritmos musicais, por meio de canções como: “Valsa da Tristeza”, “Axé do Amor”, “Baião da Raiva”, entre outras. 

    1º AO 3º ANO

    LIV no Fundamental Anos Iniciais – 1° ao 3° ano 

    Do 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais com o LIV, temos como foco o conceito de inteligência emocional descrito pelo psicólogo Daniel Goleman. Além do autoconhecimento, que já começa a ser desenvolvido na Educação Infantil do LIV, trabalhamos também três outros importantes pilares da sua teoria: autorregulação, empatia e relacionamento. 

    Nesse momento, entendemos que os alunos já são capazes de reconhecer e nomear sentimentos mais complexos, como: arrependimento, ciúme, frustração e animação. Assim, esse trabalho será realizado por meio de livros exclusivos, da autora Blandina Franco e do ilustrador José Carlos Lollo, ganhadores do Prêmio Jabuti. Em cada capítulo, os protagonistas vivenciam situações que se aproximam às dos alunos, ajudando-os a refletir sobre cada experiência.

    4º E 5º ANO

    LIV no Fundamental Anos Iniciais – 4° e 5° ano 

    No 4° e no 5° ano com o LIV propomos uma transição entre a proposta do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, que trabalha os pilares da inteligência emocional, e o Ensino Fundamental – Anos Finais, no qual enfatizamos as habilidades socioemocionais. Apostando no engajamento e no protagonismo dos alunos, dividimos as aulas em dois grandes momentos: os projetos e os jogos colaborativos. 

    As aulas de projeto partem de temas relacionados ao cotidiano dos estudantes, como papéis sociais e direitos das crianças, e dialogam sobre sentimentos, costumes e comportamentos presentes nas suas vivências e em diversas culturas. No jogo exclusivo de cada ano, convidamos os alunos a iniciarem uma aventura intergaláctica e a conhecerem o povo de GAIA, um planeta a muitos anos-luz de distância da Terra. Para dar vida a essa proposta, fizemos parceria com os designers e ilustradores Diego Machuca e Lucas Fowl e com o desenvolvedor de

    jogos educacionais, Cleyson Melegari, buscando uma aproximação com a linguagem dos alunos. 

    6º AO 9º ANO

    LIV no Fundamental Anos Finais – 6° ao 9° ano 

    Nos Anos Finais do Ensino Fundamental com o LIV, os alunos são apresentados a diferentes disciplinas e professores, iniciando um novo processo de cobrança em relação ao estudo formal. Em paralelo, passam por um momento de muitas transformações: a adolescência. 

    Nesse contexto, o desenvolvimento das habilidades socioemocionais se torna ainda mais indispensável, pois ajuda os alunos a vivenciarem novos desafios e facilita a relação interpessoal e intrapessoal. O currículo para essa faixa etária é pautado em seis habilidades: pensamento crítico, perseverança, proatividade, colaboração, comunicação e criatividade

    Trabalhamos com temáticas e ferramentas conectadas com a linguagem dos alunos, dividindo as aulas em projetos, séries audiovisuais e dinâmicas.Com as famílias, utilizamos jogos elaborados pelo LIV, que potencializam as trocas para além da sala de aula. 

    E ainda não acabou! Sabemos que o 9° ano enfrenta um desafio muito diferente dos demais: o ingresso no Ensino Médio e, consequentemente, a escolha do “Itinerário Formativo”. Assim, o Projeto de Vida precisa ser cuidado antes do que prevê o Novo Ensino Médio. É por isso que, no LIV, temos o “E Agora?”, um material extra com propostas de atividades específicas para auxiliar os alunos nesse momento de transição e na realização de sua escolha. 

    ENSINO MÉDIO

    LIV no Ensino Médio 

    LIV É O PROJETO DE VIDA DO CURRÍCULO! 

    A proposta pedagógica do LIV para o Ensino Médio é voltada ao desenvolvimento do Projeto de Vida, um componente obrigatório da BNCC para esse segmento escolar. Projetar a vida vai muito além de traçar metas e cumprir tarefas, pois envolve sonhos, expectativas próprias, familiares e do mundo, cobranças, oportunidades, reconhecimento de limites e potências, além de crítica e perseverança para realizar as escolhas.

    Pensando nisso, o currículo do programa foi organizado em três blocos temáticos, um para cada ano: “Como eu estou?”, com foco no autoconhecimento; “O que me move?”, com o desenvolvimento do pensamento crítico sobre as temáticas atuais e como elas influenciam as escolhas; e “Para onde vou?”, que oferece ferramentas para traçar o caminho possível entre como os alunos estão agora e o que desejam para si e para o mundo no futuro. 

    Em cada aula do material estão explicitados quais dos quatro eixos estruturantes exigidos pela BNCC serão ali trabalhados: investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção sociocultural ou empreendedorismo. E acrescentamos o eixo emocional, tendo em vista a relevância dessa esfera tanto no processo de aprendizagem quanto no que diz respeito ao Projeto de Vida como um todo. 

    Para que o processo seja engajador, utilizamos textos, dinâmicas e atividades coletivas e individuais, além de recursos audiovisuais exclusivos. Levamos para a sala de aula depoimentos de personalidades brasileiras e pessoas de diferentes idades, culturas e contextos sociais, ampliando as visões da turma sobre diversos temas. 

    Porém, o Projeto de Vida do LIV não se limita às aulas semanais! A escolha profissional ganha destaque em “Caminhos”: um roteiro completo de 5 dias de oficinas com material audiovisual, que oferece recursos práticos e totalmente aplicáveis para refletir sobre o tema. Com o desenvolvimento socioemocional trabalhado em sala de aula e o projeto “Caminhos”, acreditamos que os alunos estarão muito mais amparados para realizar suas escolhas com mais segurança, sentido e responsabilidade.

    Conheça mais

    Parceiros

    Instale o nosso aplicativo