Blog do Bonfim

Publicado em 28/05/2020

Projeto Redação: Física (1º e 2º anos)

Tema: As Mudanças Climáticas

As mudanças climáticas antropogênicas, ou seja, aquelas causadas pelo homem, estão associadas ao aumento da emissão de gases de efeito estufa por queima de combustíveis fósseis (dos automóveis, das indústrias, usinas termoelétricas), queimadas, desmatamento, decomposição de lixo etc. A partir do final do século 18 (Revolução Industrial) e na segunda metade do século 20, houve uma expansão da produção industrial, o que gerou um grande aumento de emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. Existem fortes indícios de que o clima está de fato mudando. As décadas de 1990 e 2000 foram as mais quentes dos últimos 1.000 anos. As projeções do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) indicam que nos próximos 100 anos poderá haver um aumento da temperatura média global entre 1,8°C e 4,0°C, e um aumento do nível médio do mar entre 0,18 m e 0,59 m, o que pode afetar significativamente as atividades humanas e os ecossistemas terrestres.

mudança climática é um dos maiores desafios do nosso tempo. Seus impactos, que afetam desde a produção de alimentos até o aumento do nível do mar – aumentando o risco de inundações catastróficas – têm desestabilizado as sociedades e o meio ambiente de uma maneira global e sem precedentes.

Por isso, é preciso mudar nossos hábitos e costumes. Além daquelas recomendações básicas – apagar a luz quando sair do quarto, fechar a torneira enquanto escova os dentes, fechar o chuveiro enquanto se ensaboa, separar o lixo reciclável, não jogar pilhas no lixo comum etc.

Também precisamos ter mais áreas verdes, pois elas ajudam a reduzir as temperaturas máximas. As árvores trazem sombra e frescor ao ambiente próximo a elas, sem gasto de energia (como ocorre com um ventilador ou ar condicionado). Uma cidade com muitas áreas verdes é menos quente! Pintar telhados com tinta refletiva também diminui a temperatura interna da construção. Uma cidade onde as casas têm mais jardins e quintais e menos áreas de asfalto e concreto também está mais protegida das inundações, que com as mudanças climáticas, tendem ser cada vez mais frequentes.

O Brasil é o único país que fabrica automóveis flex, ou seja, que funcionam com álcool ou gasolina. O álcool é menos poluente do que a gasolina, dê preferência a esse combustível! No Brasil, 58% das emissões de gases de efeito estufa são provenientes de queimadas e desmatamento. Por isso, é muito importante encontrar caminhos para o desenvolvimento sustentável dos biomas brasileiros (Amazônia, Cerrado, Pantanal, Caatinga, Mata Atlântica, Pampas), sem que seja necessário degradar essas regiões.

Sites sugeridos para a sua pesquisa:

Diante deste contexto, percebe-se a necessidade da realização de um trabalho dinâmico e continuo sobre as mudanças climáticas, buscando assim, a sensibilização ambiental dos alunos e da comunidade escolar, apresentando os meios da mudança que conduzam atitudes saudáveis e comportamentos adequados perante o ambiente. Assim proponho que busquem informações suficientes para argumentar sobre o tema. Para isso, elabore um trabalho de pesquisa, seguindo as normas sugeridas.

Orientações Importantes

• E importante você se conscientizar de que uma pesquisa não é uma mera cópia e sim uma síntese de um conjunto de informações.Para elaborar uma boa pesquisa é preciso recorrer a várias fontes (revistas, jornais ou sites) confiáveis, somente após extrair as informações que procura, deve-se iniciar a elaboração do trabalho.

• O trabalho deve estar dividido em partes:

1º. Capa – Identificação do trabalho (escola, aluno, série, turma e titulo)

2º. Introdução com objetivo – Explicar do que se trata o trabalho e o que você pretende aprender com ele, colocando também o objetivo, indicando para que o trabalho foi proposto. Importante sempre começar com um verbo, fazendo uma redação de aproximadamente (10 linhas).

3º. Desenvolvimento – Nessa parte irá colocar as informações da pesquisa realizada.

4º. Conclusão – Fazer um texto com seu ponto de vista sobre o assunto estudado, indicando sua opinião sobre o que aprendeu. (aproximadamente 10 linhas)

5º. Bibliografia – Anotar as fontes que utilizou para realizar a pesquisa.

• Leia todo material pesquisado, sublinhe as principais informações e reescreva o texto com as partes ressaltadas utilizando suas palavras próprias para realizar o resumo.
  • Cuidado com a redação do trabalho. Faça uma correção com o propósito de corrigir erros ortográficos e gramaticais. Peça para alguém ler seu trabalho, uma segunda opinião sempre é importante.
  • Se possível utilize imagens, elas são ótimas referências e fontes de informação.

OBS: O trabalho deverá ser manuscrito.

– Data de entrega do trabalho para o professor: 12/06/2020

• Caso o trabalho não seja entregue nesta data, o aluno terá o dia 15/06/2020 para efetuar a entrega, porém haverá desconto na pontuação por conta do atraso.