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    Publicado em 15/05/2015

    GABARITO DAS ATIVIDADES DE ED. FÍSICA – 2º BIMESTRE – 1ª Serie – E.M (1001 e 1002)



    4- O que é qualidade de vida?

    Página 5

    Troca de ideias

    Pessoal

    Para fazer

    2-

    1. a) Pessoal. Sugestões: Caminhada, ciclismo, futebol, vôlei, basquete, danças, natação, pesca e etc..
    2. b) Pessoal.

    Saúde e qualidade de vida – Pág. 6

    Troca de ideias

    Fatores que melhoram a qualidade de vida:  Ausência de doenças, descanso, alimentação saudável, pratica de atividade física, segurança, praticas do lazer, relações afetivas, entre outras.

    Para fazer – pág 7

    1- Realizem os exercícios de respiração diafragmática e torácica toda vez que se sentirem nervosos, ansiosos, chateados ou , ainda, toda manhã antes, antes de levantar.

    2-

    1. a) Respiração torácica
    2. b) Respiração diafragmática

    Painel das práticas corporais. Pág 8

    1- Busquem respostas relacionadas ao modo como as praticas esportivas podem se tornar atividades  físicas regulares, que promovam a saúde.

    2- Pessoal.

    3- Pessoal.

    Troca de ideias – Pág 9 e 10.

    1- Pessoal.

    2- Para um melhor entendimento pesquise sobre os pilares da qualidade de vida, segundo Moreira e Goursand (2006).

    3-  Tabela de Açoes e atitudes cotidianas.

    Alimentação: Café da manhã adequado, Refeições Regulares, Evitar alimentos gordurosos.

    Exercício Físico: Praticar com regularidade, Respeitar os limites do corpo, Evitar ficar muito tempo em  frente a televisão e o computador.

    Sono:  Procurar desenvolver uma atividade que cause prazer. Não exagerar no tempo diário destinado ao trabalho. Tentar evitar o estresse.

    Afetividade: Procurar valorizar as amizades, Ser sensível e educado com os outros e consigo mesmo, agir de forma cordial.

    Sexualidade: Respeitar seu companheiro, Entender que cada individuo é singular,  respeitar os valores dos outros.

    Lazer: Destinar tempos para o lazer, alternar diferentes praticas de lazer, transformar as práticas corporais em formas de lazer.

    Abstinência de álcool e drogas: Compreender sobre os malefícios das substancias , não fazer o uso, não deixar influenciar pelos outros.

    IOGA

    Para fazer – Pág 11

    2-  Pesquise sobre os ássanas. Desenvolva os movimentos mais simples, pois essa prática demanda uma formação especifica.

    Vivenciando práticas corporais para a qualidade de vida.

    Painel de praticas corporais – Pág 12

    1- Pesquise atividades de praticas corporais, como exemplo:  Pilates de solo, Bady balance e etc.

    2- Pessoal.

    Treino é treino, jogo é jogo – Pág. 13

    Os itens correspondentes são respectivamente:

    1. b) Mortalidade, saúde, qualidade de vida, ioga.

    Sugestão de leitura: Ribeiro, Nuno Cobra. A semente da Vitória.25. ed. São Paulo. Senac, 2002.

    5- Conhecendo e valorizando o corpo.

    Comportamento  nas práticas – Pág.15

    Comportamentos indesejados: Desrespeito quanto às medidas dos colegas.

    Alternativas de superação:  Incentivar os colegas na realização de atividades físicas.

    Painel de práticas corporais – Pessoal.

    Treino é treino…Jogo é jogo..

    1- a) IMC

    2- b) é um índice de determinação da distribuição da gordura abdominal.

    Conhecendo e aplicando testes físicos

    Sugestão de leitura: MADARAS, Lynda; SAAVEDRA, Dane. O  que está acontecendo com o meu corpo? (Garotos). São Paulo: Marco Zero, 1985.

     



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