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Publicado em 15/05/2015

GABARITO DAS ATIVIDADES DE ED. FÍSICA – 2º BIMESTRE – 1ª Serie – E.M (1001 e 1002)



4- O que é qualidade de vida?

Página 5

Troca de ideias

Pessoal

Para fazer

2-

  1. a) Pessoal. Sugestões: Caminhada, ciclismo, futebol, vôlei, basquete, danças, natação, pesca e etc..
  2. b) Pessoal.

Saúde e qualidade de vida – Pág. 6

Troca de ideias

Fatores que melhoram a qualidade de vida:  Ausência de doenças, descanso, alimentação saudável, pratica de atividade física, segurança, praticas do lazer, relações afetivas, entre outras.

Para fazer – pág 7

1- Realizem os exercícios de respiração diafragmática e torácica toda vez que se sentirem nervosos, ansiosos, chateados ou , ainda, toda manhã antes, antes de levantar.

2-

  1. a) Respiração torácica
  2. b) Respiração diafragmática

Painel das práticas corporais. Pág 8

1- Busquem respostas relacionadas ao modo como as praticas esportivas podem se tornar atividades  físicas regulares, que promovam a saúde.

2- Pessoal.

3- Pessoal.

Troca de ideias – Pág 9 e 10.

1- Pessoal.

2- Para um melhor entendimento pesquise sobre os pilares da qualidade de vida, segundo Moreira e Goursand (2006).

3-  Tabela de Açoes e atitudes cotidianas.

Alimentação: Café da manhã adequado, Refeições Regulares, Evitar alimentos gordurosos.

Exercício Físico: Praticar com regularidade, Respeitar os limites do corpo, Evitar ficar muito tempo em  frente a televisão e o computador.

Sono:  Procurar desenvolver uma atividade que cause prazer. Não exagerar no tempo diário destinado ao trabalho. Tentar evitar o estresse.

Afetividade: Procurar valorizar as amizades, Ser sensível e educado com os outros e consigo mesmo, agir de forma cordial.

Sexualidade: Respeitar seu companheiro, Entender que cada individuo é singular,  respeitar os valores dos outros.

Lazer: Destinar tempos para o lazer, alternar diferentes praticas de lazer, transformar as práticas corporais em formas de lazer.

Abstinência de álcool e drogas: Compreender sobre os malefícios das substancias , não fazer o uso, não deixar influenciar pelos outros.

IOGA

Para fazer – Pág 11

2-  Pesquise sobre os ássanas. Desenvolva os movimentos mais simples, pois essa prática demanda uma formação especifica.

Vivenciando práticas corporais para a qualidade de vida.

Painel de praticas corporais – Pág 12

1- Pesquise atividades de praticas corporais, como exemplo:  Pilates de solo, Bady balance e etc.

2- Pessoal.

Treino é treino, jogo é jogo – Pág. 13

Os itens correspondentes são respectivamente:

  1. b) Mortalidade, saúde, qualidade de vida, ioga.

Sugestão de leitura: Ribeiro, Nuno Cobra. A semente da Vitória.25. ed. São Paulo. Senac, 2002.

5- Conhecendo e valorizando o corpo.

Comportamento  nas práticas – Pág.15

Comportamentos indesejados: Desrespeito quanto às medidas dos colegas.

Alternativas de superação:  Incentivar os colegas na realização de atividades físicas.

Painel de práticas corporais – Pessoal.

Treino é treino…Jogo é jogo..

1- a) IMC

2- b) é um índice de determinação da distribuição da gordura abdominal.

Conhecendo e aplicando testes físicos

Sugestão de leitura: MADARAS, Lynda; SAAVEDRA, Dane. O  que está acontecendo com o meu corpo? (Garotos). São Paulo: Marco Zero, 1985.

 



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