4- O que é qualidade de vida?
Página 5
Troca de ideias
Pessoal
Para fazer
2-
Saúde e qualidade de vida – Pág. 6
Troca de ideias
Fatores que melhoram a qualidade de vida: Ausência de doenças, descanso, alimentação saudável, pratica de atividade física, segurança, praticas do lazer, relações afetivas, entre outras.
Para fazer – pág 7
1- Realizem os exercícios de respiração diafragmática e torácica toda vez que se sentirem nervosos, ansiosos, chateados ou , ainda, toda manhã antes, antes de levantar.
2-
Painel das práticas corporais. Pág 8
1- Busquem respostas relacionadas ao modo como as praticas esportivas podem se tornar atividades físicas regulares, que promovam a saúde.
2- Pessoal.
3- Pessoal.
Troca de ideias – Pág 9 e 10.
1- Pessoal.
2- Para um melhor entendimento pesquise sobre os pilares da qualidade de vida, segundo Moreira e Goursand (2006).
3- Tabela de Açoes e atitudes cotidianas.
Alimentação: Café da manhã adequado, Refeições Regulares, Evitar alimentos gordurosos.
Exercício Físico: Praticar com regularidade, Respeitar os limites do corpo, Evitar ficar muito tempo em frente a televisão e o computador.
Sono: Procurar desenvolver uma atividade que cause prazer. Não exagerar no tempo diário destinado ao trabalho. Tentar evitar o estresse.
Afetividade: Procurar valorizar as amizades, Ser sensível e educado com os outros e consigo mesmo, agir de forma cordial.
Sexualidade: Respeitar seu companheiro, Entender que cada individuo é singular, respeitar os valores dos outros.
Lazer: Destinar tempos para o lazer, alternar diferentes praticas de lazer, transformar as práticas corporais em formas de lazer.
Abstinência de álcool e drogas: Compreender sobre os malefícios das substancias , não fazer o uso, não deixar influenciar pelos outros.
IOGA
Para fazer – Pág 11
2- Pesquise sobre os ássanas. Desenvolva os movimentos mais simples, pois essa prática demanda uma formação especifica.
Vivenciando práticas corporais para a qualidade de vida.
Painel de praticas corporais – Pág 12
1- Pesquise atividades de praticas corporais, como exemplo: Pilates de solo, Bady balance e etc.
2- Pessoal.
Treino é treino, jogo é jogo – Pág. 13
Os itens correspondentes são respectivamente:
Sugestão de leitura: Ribeiro, Nuno Cobra. A semente da Vitória.25. ed. São Paulo. Senac, 2002.
5- Conhecendo e valorizando o corpo.
Comportamento nas práticas – Pág.15
Comportamentos indesejados: Desrespeito quanto às medidas dos colegas.
Alternativas de superação: Incentivar os colegas na realização de atividades físicas.
Painel de práticas corporais – Pessoal.
Treino é treino…Jogo é jogo..
1- a) IMC
2- b) é um índice de determinação da distribuição da gordura abdominal.
Conhecendo e aplicando testes físicos
Sugestão de leitura: MADARAS, Lynda; SAAVEDRA, Dane. O que está acontecendo com o meu corpo? (Garotos). São Paulo: Marco Zero, 1985.
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