Atividades – Pág. 8
1.
X – b) Picasso.
X – e) Vicent Van Gogh, que se interessou pelas relações de força, como atração , tensão e repulsão, no uso das cores.
Troca de ideias – Pág 9
Altura: diferença qualitativa entre os sons que define se são agudos ou graves em relação a um ponto referencial . Está ligada à frequência ( número de vibrações por segundo da onda sonora), medida em hertz(Hz). Quanto maior a frequência, mais agudo o som e vice versa.
Intensidade: diferença qualitativa entre os sons que nos permite identificar se são fortes ou fracos. Esta ligada a amplitude das ondas sonoras. Quanto maior a amplitude, mas energia e, portanto, mais intenso o som.
Timbre: o resultado de complexas sobreposições entre os vários parciais e harmônicos contidos no feixe de eventos que integra uma onda sonora. Na pratica, o timbre é o aspecto qualitativo que permite distinguir a fonte de um dado som : determina diferenças entre a voz e um instrumento musical ou entre vozes diferentes e diferentes instrumentos musicais.
Duração: o tempo que um som permanece reverberando enquanto fenômeno físico perceptível aos nossos ouvidos e que nos permite diferenciar sons longos de curtos.
Som musical e ruído: diferentemente de um som, cujas vibrações são periódicas e harmônicas, o ruído apresenta vibrações aperiódicas e inarmônicas. Em termos puramente acústicos, o ruído é uma vibração “ caótica”, enquanto um som ou tom musical apresenta cera regularidade em suas vibrações.
Atividades – Pág 11
1.
X(04) A música da Renascença é considerada por inúmeros autores com o apogeu da música polifônica. Esta buscava a homogeneidade e o equilíbrio entre as varias linhas melódicas que constituem a textura musical.
X(08) No período Barroco, dá-se o estabelecimento definitivo da musica instrumental, inclusive iniciando a formação dos grupos sinfônicos que, posteriormente, terão a sessão de cordas como núcleo central.
X(16) Na primeira fase do Período Barroco desenvolve-se fortemente a ideia de melodia acompanhada, na qual o ritmo melódico ira seguir de forma precisa a prosódia e textual, o que deu origem ao que será conhecido como recitativo.
Somatório: 28
Para fazer – Pág. 14 e15
1.
X b) mosaicos e vitrais, comuns na Idade Média.
2.
X a) em manuscritos medievais conhecidos como códices ou incunábulos.
3.
X c) Happeningd, revistas em quadrinhos e serigrafias.
Atividades págs 16 e 17
1.
X c) o registro do pensamento e das crenças das sociedades em varias épocas.
2.
X(01) a possibilidade da produção em serie de forma rápida de copias idênticas de uma obra fez com que a obra de arte deixasse o espaço exclusivo dos museus e atingisse um publico muito maior.
X(02) a produção em serie de copias idênticas de uma obra fez que o artista se inserisse no processo, em novas atividades artísticas ligadas a indústria, com o design e a publicidade.
X(08) da mesma forma que na indústria, a produção e o trabalho artístico sofreram uma fragmentação que faz com que o artista se transforme em um operário que executa uma pequena parte de um trabalho coletivo.
Somatório: 11
Atividades Pág 20
1.
X c) A “indústria cultural” esta relacionada ao desenvolvimento da sociedade capitalista contemporânea , na qual todos os bens, inclusive os culturais, como as reproduções das obras de arte, tendem a ser transformados em mercadorias para o consumo do maior numero possível de compradores.
2.
X(01) Os processos econômicos de globalização da cultura tendem a descaracterizar as culturas locais, impulsionando uma homogeneização das praticas artísticas.
X(04) No caso da relação entre dança e indústria cultural , é possível afirmar que algumas danças criadas e divulgadas pela indústria cultural tem, por meio de movimentos de grande apelo sexual, vulgarizando o corpo e, consequentemente, o dançarino.
X(08) Quanto mais a vida social torna-se mediada pelo marketing global de estilos, lugares e imagens, mais a identidades pessoais tornam-se descartáveis.
Somatório: 13
Atividades Pág. 23
1.
X a) parede imaginária que separa o palco da plateia.
Para fazer – pág.26 – Pessoal.
Atividades – Págs 27 e 28
2.
X b) forma estética ganha linhas retas e valoriza o cotidiano.
X – b) propunha a deglutição da cultura europeia remodelada e devidamente enraizada a terra brasileira, sintetizada na conhecida frase “Tupi or not tupi, that’s the question.”
4.
X d) o Barroco mineiro foi diretamente influenciado pelo Barroco Italiano.
5.
X d) personalidade, modelando uma imagem sacra com feições populares.
FERIADO PADROEIRA DO BRASIL - NOSSA SENHORA DE APARECIDA
RECESSO
DIA DOS PROFESSORES
ENTREGA DOS BOLETINS