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Publicado em 09/11/2015

GABARITO DAS ATIVIDADES DE ARTE – 4º BIMESTRE – 3ª Serie – E.M (3001)



Atividades – Pág. 8

1.

X – b) Picasso.

X – e) Vicent Van Gogh, que se interessou pelas relações de força, como atração , tensão e  repulsão, no uso das cores.

 

 Troca de ideias – Pág 9

Altura: diferença qualitativa entre os sons que define se são agudos ou graves em  relação  a um ponto referencial . Está ligada à frequência ( número de vibrações por segundo da onda sonora), medida em hertz(Hz). Quanto maior a frequência, mais agudo o som e vice versa.

Intensidade:  diferença qualitativa entre os sons que nos permite identificar se são fortes ou fracos. Esta ligada a amplitude das ondas sonoras. Quanto maior a amplitude, mas energia e, portanto, mais intenso o som.

Timbre: o resultado de complexas sobreposições  entre os vários parciais e harmônicos contidos no feixe de eventos que integra uma onda sonora. Na pratica, o timbre é o aspecto qualitativo que permite distinguir a fonte de um dado som : determina diferenças entre a voz e um instrumento musical ou entre vozes diferentes e diferentes instrumentos musicais.

Duração: o tempo que um som permanece reverberando enquanto fenômeno físico perceptível aos nossos ouvidos e que nos permite diferenciar sons longos de curtos.

Som musical e ruído: diferentemente de um som, cujas vibrações são periódicas e harmônicas, o ruído apresenta vibrações aperiódicas  e inarmônicas. Em termos puramente acústicos, o ruído é uma vibração “ caótica”, enquanto um som ou tom musical apresenta cera regularidade em suas vibrações.

 

Atividades – Pág 11

1.

X(04) A música da Renascença é considerada por inúmeros autores com o apogeu da música  polifônica. Esta buscava a homogeneidade e o equilíbrio entre as varias linhas melódicas que constituem a textura musical.

X(08) No período Barroco, dá-se o estabelecimento definitivo  da musica instrumental, inclusive iniciando a formação dos grupos sinfônicos que, posteriormente, terão a sessão de cordas como núcleo central.

X(16) Na primeira fase do Período Barroco desenvolve-se fortemente a ideia de melodia acompanhada, na qual o ritmo melódico ira seguir de forma precisa a prosódia e textual, o que deu origem ao que será conhecido como recitativo.

Somatório: 28

 

  1. Pessoal.

 

Para fazer – Pág. 14 e15

1.

X b) mosaicos e vitrais, comuns na Idade Média.

2.

X a) em manuscritos medievais conhecidos como códices ou incunábulos.

3.

X c) Happeningd, revistas em quadrinhos e serigrafias.

  1. Pessoal

 

Atividades págs 16 e 17

1.

X c) o registro do pensamento e das crenças das sociedades em  varias épocas.

2.

X(01) a possibilidade da produção em serie de forma rápida de copias idênticas  de uma obra fez com que a obra de arte deixasse o espaço exclusivo dos museus e atingisse um publico muito maior.

X(02) a produção em serie de copias idênticas de uma obra fez que o artista se inserisse no processo, em  novas atividades artísticas ligadas a indústria, com o design e a publicidade.

 

X(08) da mesma forma que na indústria, a produção e o trabalho artístico sofreram uma fragmentação que faz com que o artista se transforme em um operário que executa uma pequena parte de um trabalho coletivo.

Somatório: 11

  1. Pessoal.

 

Atividades Pág 20

1.

X c) A “indústria cultural” esta relacionada  ao desenvolvimento da sociedade capitalista  contemporânea , na qual todos os bens, inclusive os culturais, como as reproduções das obras de arte, tendem a ser transformados em mercadorias  para o consumo do maior numero possível de compradores.

2.

X(01) Os processos econômicos de globalização  da cultura tendem a descaracterizar  as culturas locais, impulsionando uma homogeneização das praticas artísticas.

X(04) No caso da relação entre dança e indústria cultural , é possível  afirmar que algumas  danças criadas e divulgadas pela indústria cultural tem, por meio de movimentos de grande apelo sexual, vulgarizando o corpo e, consequentemente, o dançarino.

X(08) Quanto mais  a vida social torna-se mediada pelo marketing global de estilos, lugares e imagens, mais a identidades pessoais tornam-se descartáveis.

Somatório: 13

 

Atividades Pág. 23

 

1.

X a) parede imaginária que separa o palco da plateia.

  1. Palco italiano.

 

Para fazer – pág.26 – Pessoal.

Atividades – Págs 27 e 28

  1. Pessoal.

2.

X b) forma estética ganha linhas retas e valoriza o cotidiano.

X – b) propunha a deglutição  da cultura europeia remodelada e devidamente enraizada a terra brasileira, sintetizada na conhecida frase “Tupi or not tupi, that’s the question.”

4.

X d) o Barroco mineiro foi diretamente influenciado pelo Barroco Italiano.

5.

X d) personalidade, modelando uma imagem sacra com feições populares.



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