Uncategorized /





Publicado em 07/08/2015

GABARITO DAS ATIVIDADES DE ARTE – 3º BIMESTRE – 2ª SÉRIE DO E.M. (2001)



Para fazer – Pág7

1- Os exemplos dois e três apresentam as sonoridades mais evidentes.

2- O exemplo 1 apresenta a construção mais ambígua, em que é mais difícil perceber e diferenciar os polos da tonalidade.

 

Para fazer – Pág.11- Pessoal

Para fazer – Pág 13 – Pessoal

 

Refletir e Criar – Pág 16

1-

(X) A figura está centralizada sobre uma superfície plana, um fundo pintado, no qual é perceptível a ausência de ilusão tridimensional.

(X) A ausência de um fundo figurativo faz com que se perceba a superfície plana coberta por manchas coloridas. Assim, o olhar do observador oscila entre a ilusão tridimensional sugerida pela figura e a superfície plana apresentada pelo fundo.

2-  Pessoal.

3-  Pessoal.

 

Para fazer – Pág 18

1-

B

D

C

A

 

2- 

V

F

F

V

V

F

 

3-

Imagem B – Não existe a segunda figura masculina, predominam, na tela, as cores frias, não é possível distinguir a linha do horizonte.

Imagem C –  A pintura utiliza cores quentes, há uma distância mais acentuada entre os personagens, Magali olha sorridentemente para o espectador do quadro.

Imagem D – As três figuras nuas, não há uma quarta figura ao fundo, a figura masculina central volta o rosto para trás.

 

4- Pessoal.

 

Atividades – Pág 24

1-

(01) Comparando o aspecto melódico do repertório do inicio do séc XX com as longas e sinuosas melodias do Romantismo imediatamente anterior, podemos afirmar que as melodias do inicio do séc XX, quando existentes, eram mais curtas, apresentavam grandes saltos melódicos e eram construídas com intervalos geralmente dissonantes.

(04) O ritmo passa a ser explorado de forma mais ampla, com o emprego de métricas não usuais, acentuações em tempos fracos, mudanças de compasso bruscas, uso de polirritmias, entre outros recursos.

(08) A preocupação com o timbre é muito maior, deixando de ser um parâmetro, por muitas vezes, ornamental e passando a ser parte estruturante do discurso musical.

Somatório: 13

 

2- V – V

 

3-  d) Usar pinceladas rápidas de cores puras e dissociadas diretamente na tela, sem misturá-las antes no paleta.

Para fazer – Pág 27 – Pessoal

 

Para fazer – Pág 28

1– Canções retiradas do folclore, mais exatamente “ O cravo brigou com a rosa” e “ sapo jururu (cururu)”

2- A citação das melodias, com alterações e deformações das melodias originais.

 

Para fazer – Pág 32

1-

Figura 1

Emprestados: brinquedos,  maquina de lavar, cadeira, sapato, calça, camisa.

Construídos:  Não há.

Figura 2

Emprestados: geladeira, sapato, lata de refrigerante.

Construídos: Boneco, vestidos, lenço.

 

Refletir e criar – Pág 34

1- A

 

Atividades – Pág 36

1-

  1. b) Somente as afirmativas II e IV são corretas.

 



BTV





Rádio Bonfim





+ Fundamental & Médio


Vem aí a FEPECO 2024

2 dias atrás

+ Cursos Técnicos


Cerimonia do Jaleco

2 meses atrás

Agenda 2024


  • 15/11
    • FERIADO - PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

    18/11
    • SEMANA DAS HUMANAS

    19/11
    • SEMANA DAS HUMANAS

    20/11
    • SEMANA DAS HUMANAS





  • Parceiros