Para fazer – Pág7
1- Os exemplos dois e três apresentam as sonoridades mais evidentes.
2- O exemplo 1 apresenta a construção mais ambígua, em que é mais difícil perceber e diferenciar os polos da tonalidade.
Para fazer – Pág.11- Pessoal
Para fazer – Pág 13 – Pessoal
Refletir e Criar – Pág 16
1-
(X) A figura está centralizada sobre uma superfície plana, um fundo pintado, no qual é perceptível a ausência de ilusão tridimensional.
(X) A ausência de um fundo figurativo faz com que se perceba a superfície plana coberta por manchas coloridas. Assim, o olhar do observador oscila entre a ilusão tridimensional sugerida pela figura e a superfície plana apresentada pelo fundo.
2- Pessoal.
3- Pessoal.
Para fazer – Pág 18
1-
B
D
C
A
2-
V
F
F
V
V
F
3-
Imagem B – Não existe a segunda figura masculina, predominam, na tela, as cores frias, não é possível distinguir a linha do horizonte.
Imagem C – A pintura utiliza cores quentes, há uma distância mais acentuada entre os personagens, Magali olha sorridentemente para o espectador do quadro.
Imagem D – As três figuras nuas, não há uma quarta figura ao fundo, a figura masculina central volta o rosto para trás.
4- Pessoal.
Atividades – Pág 24
1-
(01) Comparando o aspecto melódico do repertório do inicio do séc XX com as longas e sinuosas melodias do Romantismo imediatamente anterior, podemos afirmar que as melodias do inicio do séc XX, quando existentes, eram mais curtas, apresentavam grandes saltos melódicos e eram construídas com intervalos geralmente dissonantes.
(04) O ritmo passa a ser explorado de forma mais ampla, com o emprego de métricas não usuais, acentuações em tempos fracos, mudanças de compasso bruscas, uso de polirritmias, entre outros recursos.
(08) A preocupação com o timbre é muito maior, deixando de ser um parâmetro, por muitas vezes, ornamental e passando a ser parte estruturante do discurso musical.
Somatório: 13
2- V – V
3- d) Usar pinceladas rápidas de cores puras e dissociadas diretamente na tela, sem misturá-las antes no paleta.
Para fazer – Pág 27 – Pessoal
Para fazer – Pág 28
1– Canções retiradas do folclore, mais exatamente “ O cravo brigou com a rosa” e “ sapo jururu (cururu)”
2- A citação das melodias, com alterações e deformações das melodias originais.
Para fazer – Pág 32
1-
Figura 1
Emprestados: brinquedos, maquina de lavar, cadeira, sapato, calça, camisa.
Construídos: Não há.
Figura 2
Emprestados: geladeira, sapato, lata de refrigerante.
Construídos: Boneco, vestidos, lenço.
Refletir e criar – Pág 34
1- A
Atividades – Pág 36
1-
FERIADO - PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
SEMANA DAS HUMANAS
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