Pág. 8
1-b
2-e
Pág. 09
Altura: diferença qualitativa entre os sons que define se são agudos ou graves em relação a um ponto referencial. Está ligada à frequência (número de vibrações por segundo da onda sonora), medida em hertz (Hz). Quanto maior a frequência, mais agudo o som vice- versa.
Intensidade: diferença qualitativa entre os sons que nos permite identificar se são fortes ou fracos. Está ligada à amplitude das ondas sonoras. Quanto maior a amplitude, mais energia e, portanto, mais intenso o som.
Timbre: o resultado de complexas sobreposições entre os vários parciais e harmônicos contidos no feixe de eventos que integra uma onda sonora. Na pratica, o timbre é o aspecto qualitativo que permite distinguir a fonte de um dado som: determina diferenças entre a voz e um instrumento musical ou entre vozes diferentes e diferentes instrumentos musicais.
Duração: o tempo que um som permanece reverberando enquanto fenômeno físico perceptível aos nossos ouvidos w que permite diferenciar sons longos de curtos.
Som musical e Ruído: diferentemente de um som, cujas vibrações são periódicas e harmônicas. o ruido apresenta vibrações aperiódicas e inarmônicas. em termos puramente acústicos, o ruído é uma vibração “caótica”, enquanto um som ou tom musical apresenta certa regularidade em suas vibrações.
Pág.11
1-(04) (08) (16)
2- d
Pág .14
1- b
2- a
Pág. 15
3- c
Pág. 16
1- c
2- (01) ()2) (08)
Pág. 20
1- c
2- (01) (04) (08)
Pág. 23
1- a
2- b
Pág. 28
2- b
3-b
4- d
5- d
FERIADO PADROEIRA DO BRASIL - NOSSA SENHORA DE APARECIDA
RECESSO
DIA DOS PROFESSORES
ENTREGA DOS BOLETINS