Uncategorized





Publicado em 05/08/2013

COMO PREPARAR SEU FILHO PARA A VIDA



Basta o filho nascer, ou melhor, basta descobrirmos que vamos ser pais, para querermos ter certeza de que ele vai crescer feliz e conquistar tudo o que desejar (e um pouquinho mais, por que não?). E, para tentar garantir essa realidade, começa com que parece ser um plano infalível: oferecer bons professores e cursos de idiomas, fazer poupança para faculdade, proporcionar viagens de intercâmbio, matricular em uma atividade física…

Claro, tudo isso é de extrema importância, principalmente para que ele se desenvolva intelectualmente, adquira cultura e descubra seus talentos e preferências, mas existe outro componente fundamental, sem o qual nada disso funciona direito: a capacidade de aceitar, entender, lidar com as emoções.

Isso significa que, para enfrentar os desafios e alcançar seus objetivos, além de boas notas no boletim, seu filho vai precisar de uma boa dose de jogo de cintura para aprender a esperar, a trabalhar em grupo, a expressar suas opiniões e a não desistir de suas empreitadas. O primeiro dia na educação infantil, o fora da namorada na adolescência, a disputa por uma vaga na faculdade, a busca do primeiro emprego.

Todos, obstáculos que serão superados com mais tranquilidade se ele souber administrar o que sente e pensa, não só com a cabeça, mas também com o coração.

É aí que as dez habilidades emocionais vão ajudar, e muito. São elas: a autoconfiança, a paciência, a coragem, a tolerância, a persistência, o controle dos impulsos, o autoconhecimento, a empatia, a comunicação e a resistência às frustrações.

E não caberá à escola, apenas, passar esse importante aprendizado: ele está intimamente ligado aos ensinamentos que você passa ao seu filho desde o primeiro dia de vida, sem nem mesmo perceber. É como você encara cada choro, como explica e mantém cada decisão sua – de que ele não pode sempre comer só o que quiser ou fazer apenas o que tem vontade – e como administra a sensação para lá de incômoda de vê-lo triste ou magoado. Experiências desagradáveis também são fundamentais para que ele esteja preparado para tudo o que ainda vai ocorrer na vida.

E que ele precisará lidar estando você por perto ou não. Por isso mesmo é muito melhor que ele aprenda isso com o seu carinho.

Você já deve ter ouvido falar ou até já conheceu crianças com um raciocínio lógico muito rápido e apurado que não conseguem fazer amigos e entram em pânico diante de uma impossibilidade. Quando começam a vida escolar e precisam conviver com outras crianças e se adaptar a regras, elas se tornam agressivas ou acabam se isolando. É a prova de que desenvolvimento intelectual não é igual a desenvolvimento emocional.

Se você acha que seu filho é inteligente o suficiente para “pular” uma série, avalie antes, junto com os professores, se ele tem maturidade psicológica para isso. Afinal, não basta ser craque em matemática ou história. As crianças precisam aprender a usar as emoções a seu favor desde cedo. É o que os especialistas chamam de inteligência emocional.

“A inteligência emocional nada mais é do que a capacidade de se adaptar ao mundo. O ser humano não se desenvolve, inclusive mentalmente, sem o contato com o outro e com o meio que o cerca. Por isso precisa aprender a estabelecer essas relações de uma maneira boa para ele e para os outros”, explica a psicóloga Ceres de Araújo, uma das mais importantes especialistas em crianças e adolescentes do Brasil e autora do livro Pais que Educam – Uma Aventura Inesquecível (Ed. Gente).

O equilíbrio emocional também é importante para o desenvolvimento das habilidades intelectuais: um não acontece sem o outro.

Nas aulas, as crianças aprendem na prática a verbalizar seus sentimentos e relacioná-los às situações. Por exemplo, contar o que fazem quando ficam com raiva (gritar, chorar, brigar). Além de melhorar suas habilidades de relacionamento e para lidar com emoções. A escola é um espaço importante para o desenvolvimento emocional e social, mas os principais modelos ainda são, como sempre, os pais.

Fonte: http://www.pediatriaemfoco.com.br/



BTV





Rádio Bonfim





+ Fundamental & Médio



+ Cursos Técnicos



Agenda 2024


  • 30/06
    • ANIVERSÁRIO DE JAPERI 33 ANOS

    01/07
    • P1 2º BIMESTRE

    02/07
    • P1 2º BIMESTRE

    03/07
    • P1 2º BIMESTRE





  • Parceiros