Blog do Bonfim

Publicado em 16/02/2022

Analisando a morfologia da minhoca

Para a realização da atividade Prática morfologia dos Anelídeos, os alunos tiveram uma aula prévia sobre esse Filo, tão importante na agricultura.

A minhoca pertence ao filo dos Anelídeos – nome que inclui verme com o corpo segmentado, dividido em anéis. Os anelídeos compreendem cerca de 15 mil espécies com representantes que vivem no solo úmido, na água doce e na água salgada. O Brasil é o terceiro país com maior número de minhocas do mundo. Durante a aula prática, os alunos do 2º ano do Ensino Médio realizaram a observação da anatomia externa e interna da minhoca, identificaram o órgão responsável pela cópula (clitelo), reconheceram os principais órgãos que compõem o animal e aprenderam sobre a importância da minhoca como espécie biondicadora, pois atuam como importantes engenheiras do ecossistema e realizam vários serviços ambientais, incluindo o controle biológico, a decomposição da matéria orgânica, a ciclagem de nutrientes, a formação e a agregação do solo.