Publicado em 26/08/2013

A História vivida intensamente no tempo dos escravos

“Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia vai além, aprende com os erros dos outros, pois é uma grande observadora.” Augusto Cury

watermarked-DSC07301E foi exatamente isso que aconteceu. Os alunos do 4º e 7º ano do Ensino Fundamental participaram do projeto Conexão Mundo conhecendo a Fazenda Ponte Alta. Tiveram uma aula de HISTÓRIA especial, com a oportunidade de estar no local onde muita coisa aconteceu no passado, viram de perto como era o dia a dia dos escravos, a necessidade de ter um hospital reservado, a senzala, os instrumentos de tortura. Puderam observar o quanto a ambição do homem pode levá-lo a cometer certas crueldades.

Descobrir e poder tocar em obras de arte feitas pelos escravos foi muito emocionante. Observamos a lista dos nomes dos escravos que dormiam em cada senzala. Alias, ao entrar nas senzalas (lugar que muitos sonhavam com a liberdade) é entrar num lugar onde muitas mulheres deram a luz, é entrar num lugar onde muito suor, lágrimas e sangue foram derramados por homens e mulheres que foram retirados de suas casas sem a menor explicação e compaixão.

A aula de campo na disciplina de História (não só em História) é essencial, pois através dela é possível identificar de fato o que é estudado na sala de aula. Um passeio cultural (museu, teatro, cinema, fazendas…) é importantíssimo para melhor compreensão do que é lido em sala. Nesse passeio, nossos alunos participaram de várias atividades, aprendemos e dançamos como no século XIX. Enfim, foi uma ótima oportunidade para aprofundarem seus conhecimentos e suas relações de amizade.

• REUNIÃO PAIS 9º ANO E MÉDIO