Educação Infantil

“Como primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil é o início e o fundamento do processo educacional. A entrada na creche ou na pré-escola significa, na maioria das vezes, a primeira separação das crianças dos seus vínculos afetivos familiares para se incorporarem a uma situação de socialização estruturada.”

BNCC- Base Nacional Comum Curricular (2018)

A metodologia utilizada para o desenvolvimento do currículo da Educação Infantil do Castelinho é a de projetos, baseada na proposta construtivista da aprendizagem, utilizando a teoria sócio-interacionista cujo objetivo é levar a criança a construir o seu próprio conhecimento através da exploração do seu corpo, dos objetos, do espaço onde está inserida e das relações com o outro.

O conhecimento é construído e concretizado progressivamente. Nessa esfera o professor age como alguém que conduz a criança ao aprendizado. Seu papel é ativo em sala de aula – não como o detentor e o transmissor de conhecimentos, mas como mediador e estimulador da aprendizagem.

A criança aprende identificando-se, imitando, brincando, fazendo analogias, opondo-se, codificando e decodificando símbolos e seus significados, sempre num ambiente social que preza a construção do conhecimento e que valoriza o seu próprio saber.

Uma das mais importantes diretrizes do trabalho realizado na Educação Infantil é o desenvolvimento da autonomia da criança. Levando em consideração o estágio de seu desenvolvimento biopsicossocial, vamos ensinando às crianças a assumirem novas responsabilidades e a lidarem com situações que favoreçam o seu crescimento.

Pendurar a própria mochila no gancho, cuidar dos seus objetos pessoais, entregar bilhetes da família para a professora, relacionar-se com outras crianças e adultos, cuidar da higiene pessoal, pedir ajuda para tarefas mais complexas, escolher um livro na Brinquedoteca e/ ou cantinho da leitura. São essas as situações cotidianas vivenciadas pela criança, junto com os professores, no espaço escolar, e a família, em casa, que vão atuar como mediadores, e não como aqueles que fazem pela criança.

Material didático

A Educação Infantil utiliza a coleção “MONTE REMONTE”, do Sistema Dom Bosco de Ensino by Pearson, que está de acordo com a Base Nacional Comum Curricular. O Material é composto por jogos, brincadeiras, teatro, música, dança e muitas histórias, os materiais da coleção estimulam e facilitam o processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. Trata-se de uma proposta de ensino diferenciada, que desperta o mundo de fantasia das crianças, e ainda as diverte.

O livro trabalha as disciplinas de forma integrada, isto significa que não trataremos as áreas de conhecimentos de forma separada (Música, Artes Visuais, Movimento, Linguagem oral e escrita, Matemática, Natureza e Sociedade). A coleção é composta pelo Livro Integrado, pelo material Para Casa, um Caderno de Projetos e um de Datas Comemorativas.