Anos Iniciais do EF (1º e 2º Ano)

Um momento fundamental para desenvolver o conhecimento e, ao mesmo tempo, descobrir um mundo de coisas novas.

A proposta para os anos iniciais do Ensino Fundamental busca o trabalho em grupo, a solução colaborativa de situações-problema e a promoção da criatividade para, dessa forma, melhorar a capacidade de decisão e apreensão de conteúdos. Com isso, os alunos são capazes de articular saberes, vivências e ambientes, levando em conta seu próprio cotidiano.

As crianças possuem uma natureza singular, através das interações que estabelecem com as pessoas e com o meio que as circundam, revelam o seu esforço para compreender o mundo em que vivem e por meio das brincadeiras revelam as condições de vida a que estão submetidas, seus anseios e desejos.

O conhecimento não se constitui em cópia da realidade, mas sim, fruto de um intenso trabalho de criação, significação e ressignificação.

Nosso compromisso pedagógico é adequar os conteúdos a participação ativa e crítica da criança. Acreditamos em um processo de aprendizagem significativo que requer da criança intensa participação, estabelecendo relações entre o que já conhece e o que é novo.

Para alcançar esse objetivo quatro conceitos norteiam nosso trabalho:

Adaptação: Aprender a se relacionar, exige estar aberto às novas situações vivenciadas pelos participantes e esse processo permanece em todo o ano letivo, em contínua transformação.

Rotina: Obedecer a uma rotina com o grupo é um exercício disciplinar e representa a base para o professor exercer o plano pedagógico.

Limites: É preciso estabelecer limites para a criança perceber que o mundo não é só dela e para a boa convivência é preciso dividir.

Brincar/Lúdico: O ato de brincar envolve emoções, tensões, dificuldades, descobertas e desafios. Aprender brincando, utilizando fantoches e livros, faz com que a criança aumente sua capacidade de produzir significados e resolver problemas.

Material didático

Os alunos do 1º ao 2ºano do Ensino Fundamental irão utilizar o material do Sistema Dom Bosco, trazendo uma linha metodológica que será usada em todas as séries.

Foco no letramento e na interdisciplinaridade; incentiva a prática, autonomia e a busca de soluções.

Disciplinas estudadas ao longo do ano: Português: Sintaxe /ortografia, Português Produção textual, Matemática, Ciências, História, Geografia, Inglês, Recreação, Artes e Valores e Princípios.

Livro: VALORES E PRINCÍPIOS  –  A busca da educação voltada para valores está presente em todos os lugares por onde passamos: praças, ruas, lojas, supermercados, escolas. A escola, como espaço social destinado à construção de conhecimentos histórico-científicos, pauta-se em valores humanos. É um ambiente que acolhe, reconhece e valoriza o indivíduo; incentiva as boas atitudes; interfere positivamente na sociedade mediante ação transformadora.