• FUNDAMENTAL & MÉDIO

Projeto Redação: Química

BAIXE O ARQUIVO COM O MODELO DE CAPA

TEMA: Pesquisas Científicas em meio a calamidades públicas

No ano de 2020 vivemos um grande caos mundial causado pelo novo-coronavírus, também denominado por COVID-19. Esse vírus teve seu surgimento na cidade de Wuhan, localizada na província de Hubei na China. Estudos científicos apontaram que esse vírus estava presente no organismo de pangolins, animais típicos do país, que eram consumidos em feiras de alimentações exóticas. A população chinesa é majoritariamente vegetariana e se alimentam de sopas, legumes e verduras em sua maior parte do tempo. Como o país tem uma alta densidade demográfica e uma
    extensão territorial que já não permite mais expansões, a criação de gado na China não é viável.

Portanto, os tipos de carne mais consumidos lá são frango e porco. Alguns grupos ao norte do continente asiático se alimentam dos animais disponíveis na região. Cientistas confirmam que essas interações entre alguns animais selvagens e seres humanos podem causar o surgimento de novas doenças aos humanos, uma vez que muitos animais são imunes ou indiferentes a certos tipos de vírus e bactérias, o que não ocorre com os seres humanos. Algo que é pouco divulgado nos veículos  públicos de comunicação é que esse consumo de animais selvagens ocorre em TODOS ou praticamente todos os países do mundo. Sendo assim, muitas doenças que já ocorreram antes no mundo foram originadas do contato entre humanos e animais. Desse modo, não se pode atribuir unicamente a China o processo de “calamização” pública que estamos vivendo.

Todos os fatos mencionados acima são baseados em estudos científicos, que muitas vezes são realizados em laboratórios. Mediante isso, a proposta desse trabalho é fazerem vocês, alunos, entenderem mais sobre os processos de pesquisa científica e sobre como as ciências como Química, Física e Biologia podem colaborar para o bem-estar da sociedade.

A seguir, serão dadas as instruções gerais para essa pesquisa. É extremamente importante que as orientações sejam seguidas à risca, para que vocês tenham um bom resultado nessa pesquisa, uma vez que ela ira compor nota para o bimestre em todas as disciplinas

Antes de prosseguir, vale ressaltar que PLÁGIO É CRIME!!! Trabalhos copiados e colados da internet ou de colegas, serão imediatamente anulados!!!

1) ORIENTAÇÕES
    Composição: Dupla ou Trio (não serão aceitos quartetos)
    Entrega: Até às 23:59 do dia 09/06/2020
    Formato de Entrega: Em PDF ou DOC
    Recebimento: WhatsApp ou E-mail
    E-mail: dijan.alves@hotmail.com
    Valor: De 0 a 2,0 ptos.

2) FORMATAÇÃO
    Fonte: Arial 11 ou Times New Roman 12
    Espaçamento entre linhas: 1,5 (esta opção é indicada por uma seta pra cima e pra baixo, ao
    lado das opções de cores e etc.)
    Parágrafo: Texto Justificado (basta selecionar e apertar CTRL+J)
    Tópicos: Os tópicos precisam ser enumerados e estar em letra maiúscula e negrito
    1) INTRODUÇÃO
    1. INTRODUÇÃO
    1 INTRODUÇÃO
    Esses são os padrões de enumeração. Escolha um e siga com ele até o fim do trabalho

3) DIVISÃO E FORMA DO TRABALHO
    O projeto deve apresentar exatamente os seguintes itens:
    Capa e Contracapa (Folha de Rosto): A capa contem título, logo da escola e data e a contracapa irá informar mais sobre os alunos e o trabalho. No final deste arquivo, terá um modelo de capa.
    Pode seguir exatamente igual ao modelo!
    Introdução: Esta parte deve conter no mínimo 10 linhas e deve abordar os objetivos do seu trabalho e falar dos principais pontos que foram abordados ao longo da pesquisa. Esta parte aqui deve ser uma espécie de resumo do que vocês fizeram no trabalho. Aqui o seu trabalho já iniciou, portanto, será anulado o trabalho que tiver recorte e cola da internet já nesta etapa!!!

Desenvolvimento: Esta é a etapa principal do seu trabalho. Aqui devem ser abordados os principais assuntos que você escolher relatar, deve haver embasamento nos sites, artigos ou livros que você escolher. Aconselho que use sites seguros. Evitem usar blogs, vlogs ou sites não confiáveis. Vídeos de Youtube também podem contar como referências para seu trabalho. Esta etapa do trabalho deve conter no mínimo 6 laudas (folhas), que somadas a capa, contracapa,  conclusão e bibliografia resultarão num mínimo de 10 folhas. No desenvolvimento deve conter a exploração das suas ideias a respeito do tema. Esta etapa precisa ser totalmente escrita com suas palavras. Recorte e cola da internet categorizam plágio, que é um crime!!!

Algumas ideias de artigos que vocês podem usar para nortear o trabalho de vocês:
    a) VACINAS FAZEM MAL? Nostalgia Ciência:

b) CORONAVÍRUS – TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER – Canal Nostalgia:

c) O pior está por vir: As maiores dúvidas sobre o Coronavírus:

d) O Mundo sem Ciência

e) Sobre a importância da ciência
    f) Qual a importância da ciência para o desenvolvimento de um país?
    g) A importância da ciência e como ela é feita no Brasil
    Conclusão: Neste tópico deve haver seu ponto de vista a respeito de tudo que foi tratado no trabalho e suas considerações e/ou opiniões a respeito do assunto. Este item deve conter no mínimo 10 linhas e não pode conter imagens. Também vale ressaltar que este item deve ser escrito com suas próprias palavras. Será anulado o trabalho que tiver recorte e cola da internet nesta etapa!!!

Bibliografia: Neste tópico você deve colocar as fontes que deram origem ao seu trabalho. A bibliografia precisa ter o seguinte:
    SOBRENOME, NOME do autor. Título do Texto/Artigo/Matéria, Ano. Disponível em:

Exemplos de artigo retirado de site e de livro:
    NORONHA, Daisy Pires; FERREIRA, Sueli Mara. Bibliografia especializada, 1999. Disponível
    em: <http://www2.eca.usp.br/prof/sueli/cbd201/>.
    BODENHEIMER, Edgar. Enéas Marzono. Ciência do direito: Sociologia e metodologia teórica.
    Rio de Janeiro: Editora Farence, 1996.

Páscoa das virtudes

Instale o nosso aplicativo