Blog do Bonfim

Publicado em 24/05/2021

Turmas de Administração desenvolvem projeto de consultoria empresarial

Consultoria empresarial é um serviço fornecido por empresas especializadas ou profissionais capacitados para diagnosticar ou formular soluções acerca de um assunto ou especialidade para o meio empresarial.

No processo de consultoria, assim como o consultor, o próprio cliente orientado tem responsabilidade no processo em prol da conquista de objetivos. Com isso, as empresas de consultoria vem crescendo constantemente na prestação de serviços, elevando o posicionamento de suas gestões no aprimoramento de melhoria contínua nas organizações.

Nesse contexto, os alunos do curso técnico em administração demonstram um processo de diagnóstico empresarial aplicando algumas ferramentas administrativas de soluções dos problemas identificados. Nesse sentido, é aplicado um modelo de projeto em reuniões para entendimento nas prestações de serviços e contribuições no que tange o sucesso organizacional.

Vejam a lista de ferramentas utilizadas por esses futuros profissionais:

• Técnica de Grupo Nominal – TGN
  • Valor de votação + descrição de gravidade
  • Tabela de número dos membros (consultores/equipe)
  • Tabela de detalhamento de votação dos membros
  • Tabela do Brainstorming (Problemas listados em ordem de prioridade)
  • Diagrama de Causa e Efeito – Ishikawa (Espinha de Peixe)
  • Plano de Ação 5W2H – Solução e execução dos problemas diagnosticados

Todo o projeto foi orientado pelo professor André Viana e desenvolvido pelos alunos da turma de Administração do 1º período.