• FUNDAMENTAL & MÉDIO

Publicado em 07/10/2022

“QUARTO DE DESPEJO: DIÁRIO DE UMA FAVELADA”, DE CAROLINA MARIA DE JESUS

Para a Semana de Linguagens, os alunos do terceiro do Ensino Médio apresentaram um mural sobre o livro paradidático “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, de Carolina Maria de Jesus. O livro é um autêntico exemplo de literatura-verdade, visto que é um diário da catadora de papel Carolina Maria de Jesus, que relata o cotidiano triste e cruel da vida na favela.

Com uma linguagem simples, mas contundente e original, a autora comove o leitor pelo realismo e pela sensibilidade na maneira de contar o que viu, viveu e sentiu durante os anos em que morou na comunidade do Canindé, em São Paulo, com seus três filhos. Ao ler este relato – verdadeiro best-seller no Brasil e no exterior –, você vai acompanhar o duro dia a dia de quem não tem amanhã. E vai perceber com tristeza que, mesmo tendo sido escrito na década de 1950, este livro jamais perdeu sua atualidade.

Por fim, a ideia central desta atividade era enaltecer obra e autora, assim como enfatizar características importantes acerca do livro, a fim de cativar outros alunos a conhecerem a leitura em análise.

Páscoa das virtudes

• P2 1º BIM