Publicado em 07/07/2022

PROJETO Os “erros” de Português

As turmas do oitavo ano,  perceberam que o estudo  da gramática da língua portuguesa não se limita a análise de regras e padrões, ele abarca também a observação e a descrição da língua em uso, falada pelas pessoas no dia a dia. Isso porque a gramática não se limita só à gramática normativa.

A gramática normativa diz respeito à língua culta e estabelece as normas de uso dos mecanismos. Todavia, existe também a gramática descritiva que não estabelece regras ou normas , mas descreve os mecanismos presentes no uso da língua pelos falantes, seja ela culta ou coloquial.

Ambos os estudos de gramática são essenciais para compreensão da língua e sua importância para um povo. Com esse objetivo os alunos criaram vídeos criativos com a percepção do uso da fala cotidiana e seus possíveis “erros” ortográficos e de concordância mediante a gramática normativa, a qual estudamos no contexto escolar.

Confira os vídeos em nossas redes sociais!

AMARELINHA AFRICANA