• FUNDAMENTAL & MÉDIO

Publicado em 04/07/2023

Prática experimental com reaproveitamento de alimentos – nada se perde, tudo se cozinha!

Na aula de matemática, com a professora Tábata, os alunos do primeiro ano do médio realizaram uma atividade baseada em uma proposta do material.

O objetivo foi reconhecer a importância dos alimentos e o bem que é o fato de reaproveitar ao máximo os alimentos, evitando desperdícios de recursos naturais, como a casca. A atividade buscou alinhar a prática à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pois envolve misturas e meios de separação comuns no nosso dia a dia.

É um momento importante de conscientização dos nossos alunos sobre o problema do desperdício e o quanto essa atitude contribui para redução da fome no mundo. Falando sobre os alimentos que a gente consome e os que são desperdiçados, pensamos em coisas que poderiam ser utilizadas dentro da alimentação, como na preparação de sucos e doces.

O reaproveitamento dos alimentos tem por objetivo a redução de custos ao consumidor e aproveitamento de partes nutritivas dos alimentos que eram jogadas no lixo. Por exemplo, as cascas de batatas doce, baroa e inglesa podem ser aproveitadas, você pode assar batatas no forno com ervas com a própria casca.

Bagaços de sucos podem ser usados em bolos, na sua maioria são muito ricos em fibras. Outras partes como folhas de cenoura e beterraba, bem como sementes também podem ser usadas em diversas receitas.

Páscoa das virtudes