• FUNDAMENTAL & MÉDIO

Publicado em 19/02/2022

Para onde vai o que comemos?

Para a realização da aula Prática os alunos tiveram uma aula prévia sobre o Sistema Digestório que apresenta órgãos especializados na quebra dos alimentos em partículas menores e no aproveitamento dos nutrientes neles presentes. Para a realização da atividade foi solicitado que os alunos trouxessem diversos tipos de alimentos, para a identificação do amido, utilizando o iodo como marcador de carboidratos e realizando uma associação ao papel da amilase salivar enzima presente na boca.

Em seguida, os alunos fizeram outro experimento para a compreensão do funcionamento da bile sendo ela a responsável por transformar as gorduras em gotículas muito pequenas, facilitando a digestão. E por fim, os alunos realizaram a observação do mecanismo da ação da enzima catalase no fígado bovino, sendo uma enzima muito importante que tem como papel neutralizar a ação tóxica do peróxido de hidrogênio e equilibrar a sua produção no organismo.

Essa atividade foi uma ferramenta eficiente para estimular a curiosidade dos alunos, assim como para tornar fácil e compreensível o conteúdo trabalhado em sala de aula, servindo como um complemento da parte teórica.

Páscoa das virtudes

• PROVAS DEPENDÊNCIA