Blog do Bonfim /

Publicado em 30/11/2023

Jogos africanos e sua lógica na aula de matemática

Os alunos do oitavo ano, confeccionaram na aula de matemática da professora Tábata, jogos referentes à cultura africana. Muitos dos jogos apresentados, foram trabalhados em sala para proporcionar aos alunos essa relação da lógica com jogos de origem africana.

A maioria dos trabalhos foram confeccionados com materiais sustentáveis, para incentivar também a reutilização de materiais já disponíveis em casa, como papelão e caixas de ovos. Jogos como o Mancala são excelentes ferramentas nas aulas de matemática, pois exigem extremo raciocínio lógico e elaboração de estratégias, por isso também é chamado de xadrez africano. O shisima envolve o alinhamento de 3 peças, jogados, inicialmente, por crianças do Quênia.

Este jogo envolve estratégia, raciocínio e antecipação. Os alunos confeccionaram os tabuleiros e puderam interagir com os jogos apresentados.

Cerimonia do Jaleco

1 mês atrás