As inscrições para o ENEM estão abertas até 22 de maio. Os candidatos devem fazer o cadastro no site oficial da prova www.enem.inep.gov.br.
Neste ano, as provas presenciais vão ocorrer em 1 e 8 de novembro. A primeira versão digital do exame será em 22 e 29 de novembro.
A taxa de inscrição custa R$ 85 e deve ser paga entre 11 e 28 de maio, em agências bancárias, casas lotéricas e correios.
Perguntas e respostas
Será possível a inscrição simultânea no Enem 2020 Digital e no Enem 2020 impresso?
Não. O participante que optar por se inscrever no Enem 2020 Digital, conforme disponibilidade de vagas para o estado e o município selecionado, não poderá se inscrever na edição impressa e, após concluir sua inscrição, não poderá alterar sua opção.
Como efetuar o pagamento da taxa de inscrição?
O participante não isento deverá realizar a inscrição para o Enem 2020 impresso, gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, que será de R$ 85,00 (oitenta e cinco reais).
A taxa de inscrição deverá ser paga até o dia 28 de maio de 2020, respeitados os horários de compensação bancária, sob pena de a inscrição não ser confirmada.
Há um número limite de inscrições para o Enem 2020 Digital?
Sim. Neste ano de implementação, serão 100 mil vagas distribuídas em municípios selecionados em todas as 27 unidades da Federação.
O critério para preenchimento das vagas será a ordem de inscrição, ou seja, à medida que os participantes forem se inscrevendo, as vagas do município vão sendo ocupadas até que o total de vagas disponibilizadas ao município seja preenchido.
Como saber meu local de prova?
O local de prova do participante será informado no Cartão de Confirmação da Inscrição, que será disponibilizado no endereço <enem.inep.gov.br/participante> e no aplicativo oficial do Enem, em data a ser divulgada pelo Inep.
Qual a estrutura das provas do Enem 2020 Digital?
O exame será constituído por quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha. A prova de redação será realizada em formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção do Enem tradicional.
Os estudantes farão a prova em sistema próprio, nos computadores dos locais de aplicação selecionados pelo Inep, e receberão folhas de rascunho nos dois dias de prova.
Dicas
provas objetivas, com 45 questões cada
- Linguagens, códigos e suas tecnologias.
- Ciências humanas e suas tecnologias.
- Ciências da natureza e suas tecnologias.
- Matemática e suas tecnologias.
1 redação, de no máximo 30 linhas
- Texto dissertativo-argumentativo desenvolvido a partir de uma situação-problema.
Novidades de 2020
Aplicação em computador para 100 mil participantes que escolherem participar da primeira edição do Enem Digital. Confira o edital específico!
Atendimentos específicos agora fazem parte do atendimento especializado.
Participantes cegos ou surdocegos poderão usar leitor de tela, desde que solicitem durante a inscrição.
Participantes lactantes que levarem o lactente e o acompanhante para a aplicação terão 60 minutos adicionais para fazer as provas, desde que solicitem atendimento especializado durante a inscrição.
Participantes autistas e surdocegos terão banca especial para correção de suas provas.
Redações escritas em braile serão corrigidas no Sistema Braile.
Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista e Certificado de Dispensa de Incorporação não serão aceitos como documento de identificação.
Inclusão de foto no sistema de inscrição será obrigatória.
Participantes com doenças infectocontagiosas deverão entrar em contato com o Inep para comprovar a condição. Eles não poderão comparecer ao local de provas, mas terão a oportunidade de participar da reaplicação.
Participantes deverão marcar a cor do seu Caderno de Questões no Cartão-Resposta.
Links importantes
Site do INEP – https://enem.inep.gov.br
Link para a inscrição – https://enem.inep.gov.br/participante
P2 4º BIMESTRE
P2 4º BIMESTRE
P2 4º BIMESTRE
P2 4º BIMESTRE