• FUNDAMENTAL & MÉDIO

Publicado em 27/10/2022

Indicador de Ph natural com repolho roxo

Para a realização da atividade experimental com o indicador ácido-base repolho roxo, os alunos tiveram uma prévia sobre os conceitos das funções inorgânicas (ácidos, bases, sais e óxidos). Para a realização da atividade foi solicitado que os alunos trouxessem os materiais previamente para a realização do experimento como: limão, água-sanitária e leite.

As substâncias que possuem o pigmento roxo são chamadas de antocianinas, nesse caso, o repolho roxo funciona como um indicador de ph, substâncias ácidas como o limão altera a cor do repolho roxo ficando vermelho, substâncias muito básicas como água sanitária ficam verde-amarelado demonstrando o ph básico dos produtos de limpeza e o leite quando entrou em contato com o indicador ficou lilás indicando o ph levemente básico, próximo do neutro. Logo a solução de repolho roxo é um indicador natural que em contato com determinadas substâncias adquire diferentes colorações quando em contato com soluções ácidas e básicas.

A utilização dessa atividade teve como propósito fazer com que os alunos pudessem compreender as alterações de colorações do ph.

Páscoa das virtudes