Blog do Bonfim

Publicado em 31/03/2023

Gosto musical é tema de aula trabalhado em leituras, produção de texto e seminário

“Gosto se discute?” Esse foi o tema da unidade 01 do Livro didático do 9ºano. O texto inicial do capítulo traz uma reflexão sobre a expressão musical no Brasil. Esse valor vem sempre atrelado a questões sociais, econômicas, políticas e de gênero. Neste primeiro capítulo, foi trabalhado o gênero artigo de opinião, em leituras e produção de texto, usando como temática a música.

Partindo dessa ideia os alunos escolheram os gêneros musicais que mais gostam e/ou ouvem e pesquisaram tudo sobre: História nacional e internacional desse gênero, contexto histórico durante os anos, artistas que despontaram o gênero e os que fazem sucesso hoje em dia, entre outras informações.

A música, linguagem não verbal, atinge o terreno das emoções, da intuição e das nossas capacidades não racionais. Uma canção é capaz de reavivar memórias ou induzir estados emocionais.