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Publicado em 15/05/2015

GABARITO DAS ATIVIDADES DE ARTE – 2º BIMESTRE – 3ª SÉRIE DO E.M. (3001)



3 – Arte brasileira e Modernismo.

 

Para fazer- pág- 7

  1. a) (F)
  2. b) (F)
  3. c) (V)

 

Refletir e Criar – Pág. 8, 9 e 10

 

1-  A e D são  as obras correspondentes aos estilos que influenciaram a estética desenvolvida nas pinturas de Anita Malfatti. 

2- 

  1. a) A harmonia – composição – cores- formas- modelo.
  2. b) formas geométricas – figura – fundo- perspectiva .
  3. c) figuração – cor – traços – geométrica.

 

3- Pessoal.

 

 PARA FAZER – PÁG. 13

  1. a) (X) Mescla evidente entre o primeiro e o segundo plano da tela.
  2. d) (X) Uso de cores compromissado em relação com a harmonia da composição.
  3. e) (X) Uso de cores descompromissado em relação a fidelidade de cores do modelo.
  4. f) (X) Valorização da composição do fundo de modo equivalente ao tratamento pictórico conferindo a figura.
  5. g) (X) Evidencia do traço.
  6. h) (X) Dramaticidade evidenciada pela combinação do traço e das pinceladas evidentes.
  7. i) (X) As pinturas apresentam um tom emocional, de enfoque dramático, que ate então não figurava na arte brasileira.

 

PARA FAZER – PÁG. 14

1-  Pessoal.

2- Pessoal.

3- A obra de Carlos Gomes utiliza uma orquestra inteira, com todas as suas seções, inclusive as percussões.

 

  PARA FAZER – PÁG. 16

1- A Canção do Folclore. Nesse caso, o compositor utilizou a canção folclórica “ A canoa virou” como tem a de sua composição.

2- A canção é apropriada. E, nessa apropriação, restam poucos elementos da obra original, que, contudo, ainda e reconhecível.

 

PARA FAZER – PÁG. 18

1-  O instrumento solista é a flauta transversal.

2– O esquema formal dessa obra é ABACA, isto é, há uma melodia inicial(A), sucedida por outra melodia , diferente em seu contorno e construção(B).

 

ATIVIDADES – PÁG. 18

1-

  1. d) Marca o rompimento com o belo natural na arte brasileira, refletindo a liberdade do artista na interpretação do mundo.

2-

  1. c) Preocupa-se em representar fielmente a realidade exterior.

3-

  1. b) Neoclassicismo francês.

4-

  1. b) Expressionismo, Cubismo, Surrealismo.

5-

01) Foi antecedida por um período de progresso técnico, em virtude da criação de novas fabricas, o que contribuiu para impulsionar um ideal artístico que tivesse maior compromisso com a civilização técnica.

04) A chegada de grande numero de imigrantes e o crescimento econômico do período também foram fatores que contribuíram para a modificação de valores sociais que posteriormente iriam embasar os ideias artísticos da semana de 22.

16) Oswald de Andrade foi um  grande articulador do movimento, alertando para a importância dos valores presentes no manifesto futurista de Marinetti, mas também discorrendo sobre a importância de valorizar as raízes nacionais.

Somatório 21 (01+04+16)

 

4- Em busca da expressão nacional.

TROCA DE IDEIAS – PÁG. 21 – Pessoal.

 

REFLETIR E CRIAR – Pág. 29,30 e 31.

1-

  1. a) Na parte inferior da tela, à esquerda, há um casal, ela vestida de vermelho com rosto verde e vestido de verde com rosto azul; e, à direita, encontra-se um arqueiro galopando um cavalo amarelo. No centro da imagem, nota-se uma paisagem com montanhas, algumas casas e arvores sob um céu de colorido bastante diversificado.
  2. b) A pintura é construída a partir das manchas de cores.
  3. c) A figuração esta mesclada às cores que correspondem ao fundo, causando uma sensação de fusão entre os planos. A bidimensionalidade da tela é evidenciada pelo rompimento da perspectiva tradicional.

d)

(X) Pode-se observar as marcas do pincel formando linhas estreitas e curtas.

(X) Colocando lado a lado pinceladas de cores marcantes, o artista formou manchas coloridas, que, por vezes, mesclam-se criando uma nova cor.

(X) As pinceladas seguem um padrão regular, praticamente todas são colocadas de forme ascendente para o lado esquerdo da tela.

 

2- Pessoal.

 

PARA FAZER – PÁG. 32

1-  A Região Nordeste.

2-  Melodias de caráter folclórico, com acompanhamento; partes com melodias independentes em contraponto; ritmos sincopados e em uníssono.

REFLETIR E CRIAR – PÁG.  34 E 35 – Pessoal.

ATIVIDADE

X 02) O movimento Pau-Brasil, encabeçado por Oswald de Andrade, postulava que os artistas deveriam criar tendo como ponto de partida as raízes nacionais.

X 04) O compositor Heitor Villa –Lobos é considerado o pai do nacionalismo musical brasileiro no século XX.

 

2-

  1. a) Potência e força; malicia e sensualidade; brasilidade e imaginário popular.


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