Uncategorized





Publicado em 15/05/2015

GABARITO DAS ATIVIDADES DE ARTE – 2º BIMESTRE – 2ª SÉRIE DO E.M. (2001)



3-  Arte do romantismo

Para fazer – Pág 6 – Pessoal.

Para fazer – Pág 8 – Pessoal.

Pesquisa – Pág 8 – Pessoal.

Para fazer –  Pág 9 e 10

1- Preencher as lacunas de acordo com  as características  da pintura do Romantismo, com a numeração correspondente as obras citadas

(3) Com pinturas inspiradas em acontecimentos históricos, o artista retrata a tecnologia britânica no inicio da locomoção a vapor.

(2) É característica da pintura alemã o uso de técnica rigorosa para alcançar uma figuração realista inspirada na pintura neoclássica.

(1) Apresenta figuração de um imaginário fantástico, mas, produzida durante a Guerra da Independência espanhola, a imagem alude ao confronto real.

(1) Figuras oníricas aparecem em algumas pinturas do Romantismo. Nessa, o gigante que caminha ao fundo esta em posição de batalha, enquanto as diminutas e indefesas criaturas fogem de um possível massacre.

(2) A pintura apresenta o desenvolvimento de um realismo minucioso, destacando-se a solidão da paisagem.

(3) A figuração não possui linhas de contorno sendo sugerida por áreas de cor esfumaçadas.

 

2- Pessoal.

Para saber mais – Pág 14.

1-  (F)

      (V)

      (V)

      (V)

      (F)

      (V)

      (V)

      (V)

 

 Atividades – Pág – 15

 

1- Assinalar as alternativas que melhor descrevem a imagem que o compositor do Romantismo fazia de si próprio.

 

(X) Via se como um herói em constante luta para expressar uma mensagem interior para toda a humanidade.

(X) O compositor romântico era um virtuose.

(X) Ele rejeitou a dependência de nobres e aristocratas, passando a disputar a preferencia do público.

 

2- Assinalar a alternativa cuja afirmação sobre teatro corresponde ao texto.

 

  1. e) O teatro sobrevive a processos históricos, estéticos e políticos, calcando-se em sua capacidade de comunicação com o homem, com as sinalizações expressivas de seu corpo a corpo vital e sensível.

4- Poéticas do sublime

 

Refletir e Criar – Pág – 17 – Pessoal.

Para fazer – Pág – 18 – Pessoal.

Pesquisa – Pág-18 – Pessoal.

 

Para fazer – Pág 21

Descrever as características romântica em destaque.

  1. a) Figuração que se formaliza com a ausência das linhas de contorno e se destaca pelo uso das manchas e grandes áreas de cor.
  2. b) O pintor cria o gênero da paisagem simbólica moral.
  3. c) A veneração do individuo pela terra.
  4. d) O saudosismo de uma natureza que, apesar de sua magnitude inicial, não esta a salvo da civilização qu a corrompe com avanço tecnológico.

Cotidiano – Pág 22 e 23

1-

  1. a) Rosana Ricaldi: areia dentro das garrafinhas.

Kilian Glasner:  vegetação por trás da parede de concreto.

Roberto Burle Marx: água sob as estruturas de concreto.

  1. b)

2– Pessoal.

3-  A paisagem escolhida pode ser natural ou cultural, ou seja, aquela que já foi transformada pelo homem, como a paisagem urbana e a rural.

PARA FAZER – PÁG. 24

  1. a) (V)
  2. b) (V)
  3. c) (V)
  4. d) (F)
  5. e) (F)

 

PARA FAZER – PÁG. 25

1-

  1. a) (V)
  2. b) (V)
  3. c) (V)
  4. d) (F)
  5. e) (F)

 

2-  Pessoal.

 

PARA FAZER – PÁG. 26 – Pessoal.

 

ATIVIDADES – PÁG. 27

1-

(F)

(V)

(F)

(V)

(V)

 

2- 

(X) Figuram acontecimentos históricos e fatos verídicos.

(X) As passagens históricas distanciadas na representação pictórica tinham por objetivo destacar o desejado saudosismo do estilo romântico.

 

3-

 (02) Compositores como Schumann, Schubert e Brahms foram importantes articuladores da música do período, promovendo grandes transformações estéticas e técnicas.

(04)  Na pintura de Goya, Delacroix e de outros pintores românticos, o dinamismo e a sugestão de agitação negados pelos neoclássicos são resgatados. A valorização da core dos contrastes são tentativas de produzir efeitos de dramaticidade mais proeminentes que o no período anterior.

 

5- Poéticas do intimismo.

Para fazer –

Pág. 29 – Pessoal.

 

Conexões – Pág. 30 e 31

(X) A rainha de A família de Carlos IV ocupa a centralidade do quadro, isto é, ela esta na mesma posição da princesa Margarida na obra As meninas, de Diego Velázquez,e como pose semelhante.

(X) As crianças de A família de Carlos IV foram representadas com feições amedrontadas.

(X) Somente a princesa de As meninas esta cercada pelos criados.

(X) Velázquez representou a si mesmo no canto esquerdo da pintura.

(X) As duas pinturas apresentam o pintor da Corte no canto esquerdo da tela.

(X) As figuras de A família de Carlos IV não possuem a idealização característica da arte barroca, revelando o interior dos indivíduos e conferindo a eles aspectos fantasmagóricos .

 

Para fazer – Pág. 33 e 34.

1-

  1. a) (1,2)
  2. b) (1,2)
  3. c) (2)
  4. d) (2)
  5. e) (1)
  6. f) (2)
  7. g) (1)
  8. h) (2)
  9. i) (1)

 

Para fazer – Pag 33 – Pessoal.

Atividades – Pág. 36

1-

(V)

(V)

(F)

(F)

(F)

 

2-

(x)  Na série Os caprichos, o artista se autorretratou na gravura O sono da razão produz monstros, em que Goya apresentava as visões perturbadoras de sua mente.

(x) A natureza surge em meio as “manchas” de cores na obra de William Turner. Suas passagens são compostas de aspectos de imagens etéreas, figuras entre neblinas ou vapores.

(x) As paisagens de Thomas Cole representam  uma natureza intocada pelo ser humano.

 

3-

X (01) A pintura do Romantismo pode ser considerada como uma reação à pintura do  período neoclássico.

X(04) A pintura Romântica retorna algumas características do período barroco, como a valorização das cores e o contraste entre claro-escuro.

X(08) A expressão das emoções  humanas e a natureza representada de forma viva e dinâmica passa a ser um tema recorrente nas artes do Romantismo.

4-

X(01) O extraordinário e famoso quadro A Liberdade guiando o povo, de Eugéne Delacroix, uma exaltação à Revolução de 1830, na França, faz da mulher um símbolo materno a conduzir, com a bandeira francesa na mão, os filhos da pátria.

 

X(02) Personagens retiradas das mitologias e religiões da antiguidade, como Salomé e Semíramis, serviram para retratar os traços dominadores e manipuladores, que muitos românticos atribuíam às mulheres.

 

X(04) Alguns românticos  contribuíram para fortalecer as fantasias eróticas ocidentais, como foi o caso daqueles que se dedicaram a pintura de odaliscas e cativas sensuais, bem como dos que acreditavam ser desregrada a vida nos haréns orientais.

 



BTV





Rádio Bonfim





+ Fundamental & Médio



+ Cursos Técnicos



Agenda 2024


  • 13/07
    • REUNIÃO PROFESSORES

    15/07
    • FÉRIAS DE INVERNO

    16/07
    • FÉRIAS DE INVERNO

    17/07
    • FÉRIAS DE INVERNO





  • Parceiros