3- As artes e o mundo medieval
Pesquisa – Pág. 6
Para fazer – Pág. 7
1– Todos os elementos se referem à narrativa. Assinalar todos os parênteses.
2- Alternativas corretas:
(x) A pintura não apresenta figuração, portanto não possui narrativa.
(x) A pintura tem como tema os efeitos da ilusão óptica.
Para fazer – Pág. 9
Para fazer – Pág. 10
A opinião de Rubem Alves neste texto é favorável ao cantochão e expressa, ainda, uma perspectiva que auxilia a compreensão dos alunos sobre critérios fundamentais da relação entre essa musica e o seu contexto.
Troca de ideias – Pág. 13
Troca de ideias – Pág. 16
Polifonia – monofonia – polifonia – monofonia. Total: polifonia ( três momentos ); Monofonia (três momentos)
Para fazer – Pág. 17
Ao longo do tempo – Pág. 18
1– Ao ocupar um espaço de adoração, o artista assume um status semelhante ao oferecido aos santos e as divindades na idade média.
2- Pessoal.
3- Pessoal.
Atividades – Pág. 19
1) Somatório 21 (01,04,16)
2) Somatório 11 (01, 02, 08)
4- Outras temáticas
Troca de ideias – Pág. 20 – Pessoal.
Para fazer – pág. 23
1– A temática da canção é a beleza sagrada de Maria, que, portanto, é o objeto da canção. O enunciador é a voz que canta, da qual se sabe somente que possui um desejo: cantar a santidade da “Rosa das rosas”. O enunciador é ouvinte hipotético, colocando em situação de comunhão com o enunciador ( “dos erros nos faz arrepender”)
2- Expressões metafóricas, como “ rosas das rosas”, “dona das donas”, “flor das flores”.
Troca de ideias – Pág. 25
1- Pessoal.
2- Pessoal.
Ética e Cidadania – Págs. 25 e 26
1- Pessoal
2- Pessoal
Troca de ideias – Pág. 26
1- Pessoal.
2- Pessoal.
Troca de ideias – Pág. 27
A igreja não possuía domínio sobre o que se apresentava, por isso houve uma mistura do sagrado e do profano, criando estilos teatrais, como farsas.
Para fazer – Pág.28 – Pessoal
Para fazer – Pág. 30
A imagem apresenta um manuscrito que contém um tipo de notação rudimentar, utilizada pelos interpretes do cantochão. Essa notação se caracteriza por pequenos sinais colocados sobre o texto de cantochão, que se chamavam neumas e eram, basicamente, elementos gráficos: pequenos pontos e linhas, curvas e ganchos, que sinalizavam as subidas e descidas da voz.
Troca de ideias – Pág. 31- Pessoal
Troca de ideias – Pág. 34 – Pessoal
Para fazer – Pág. 34 – Pessoal
Para fazer – Pág. 35 – Pessoal
Desafio – Pág. 36
A cena ocorre por volta do minuto 100 do filme. Os instrumentos usados são: alaúde, viela, pandeiro e flauta de madeira.
Atividades pág. 36
1– F; V; V; V; V
2- Somatório 13 (01, 04, 08)
DEPENDÊNCIA 3º BIMESTRE
PRIMAVERA LITERÁRIA
P2 3º BIMESTRE
P2 3º BIMESTRE