• BLOG DO BONFIM




    Publicado em 15/05/2015

    GABARITO DAS ATIVIDADES DE ARTE – 2º BIMESTRE – 1ª SÉRIE DO E.M. (1001 e 1002)



    3- As artes e o mundo medieval

    Pesquisa – Pág. 6

    1. a) Os estudos eram divididos em duas partes. Na primeira, estudava-se o Trivium e, na segunda, o Quadrivium.
    2. b) No Trivium, estudava-se Gramática ( Latim e Literatura), Retórica ( Estilística, Textos Históricos) e Dialética ( Iniciação Filosófica). No Quadrivium, passava-se para a Aritmética, Geometria ( que incluía a Geografia), Astronomia ( Astrologia, Física) e Música.

    Para fazer – Pág. 7

    1– Todos os elementos se referem à narrativa. Assinalar todos os parênteses.

    2- Alternativas corretas:

    (x) A pintura não apresenta figuração, portanto não possui narrativa.

    (x) A pintura tem como tema os efeitos da ilusão óptica.

    Para fazer – Pág. 9

    1. a) A canção procura transmitir uma mensagem de esperança aos que estão em dificuldades. Nesse sentido, o enunciador manifesta, repetidas vezes , sua presença, concretizada nas “asas da sua oração”. A canção aborda uma temática típica do gospel, marcada pela veiculação de mensagens otimistas e de libertação na fé e na oração.
    2. b) No total, a interpretação é realizada por seis vozes diferentes, sem a presença de instrumentos musicais.
    3. c) As principais influências musicais vêm do blues e do jazz, especialmente no discurso harmônico e na condução das vozes.

    Para fazer – Pág. 10

    A opinião de Rubem Alves neste texto é favorável ao cantochão e expressa, ainda, uma perspectiva que auxilia a compreensão dos alunos sobre critérios fundamentais da relação entre essa musica e o seu contexto.

    Troca de ideias – Pág. 13

    1. a) Os elementos ornamentais são aqueles que têm apenas função decorativa, ous seja, estão dispostos no espaço para servir de adorno, tomando a visualidade mais atrativa ao observador.
    2. b)
    3. c)

    Troca de ideias – Pág.  16

    Polifonia – monofonia – polifonia – monofonia. Total: polifonia ( três momentos ); Monofonia (três momentos)

    Para fazer – Pág. 17

    1. c) (x) O cantochão é cantado por um solista ou vários cantores, com a melodia em uníssono.

     

    Ao longo do tempo – Pág. 18

    1– Ao ocupar um espaço de adoração, o artista assume um status semelhante ao oferecido aos santos e as divindades na idade média.

    2- Pessoal.

    3- Pessoal.

    Atividades – Pág. 19

    1) Somatório 21 (01,04,16)

    2) Somatório 11 (01, 02, 08)

    4- Outras temáticas

    Troca de ideias – Pág. 20 – Pessoal.

    Para fazer – pág. 23

    1– A temática da canção é a beleza sagrada de Maria, que, portanto, é o objeto da canção. O enunciador é a voz que canta, da qual se sabe somente que possui um desejo: cantar a santidade da “Rosa das rosas”. O enunciador é ouvinte hipotético, colocando em situação de comunhão com o enunciador ( “dos erros nos faz arrepender”)

    2-  Expressões metafóricas, como “ rosas das rosas”, “dona das donas”, “flor das flores”.

    Troca de ideias – Pág. 25

    1- Pessoal.

    2- Pessoal.

    Ética e Cidadania – Págs. 25 e 26

    1- Pessoal

    2- Pessoal

    Troca de ideias – Pág. 26

    1- Pessoal.

    2- Pessoal.

    Troca de ideias – Pág. 27

    A igreja não possuía domínio sobre o que se apresentava, por isso houve uma mistura do sagrado e do profano, criando estilos teatrais, como farsas.

    Para fazer – Pág.28 – Pessoal

    Para fazer – Pág. 30

    A imagem apresenta um manuscrito que contém um tipo de notação rudimentar, utilizada pelos interpretes do cantochão. Essa  notação se caracteriza por pequenos sinais colocados sobre o texto de cantochão, que se chamavam neumas e eram, basicamente, elementos gráficos: pequenos pontos e linhas, curvas e ganchos, que sinalizavam as subidas e descidas da voz.

    Troca de ideias – Pág. 31- Pessoal

    Troca de ideias – Pág. 34 – Pessoal

    Para fazer – Pág. 34 – Pessoal

    Para fazer – Pág. 35 – Pessoal

    Desafio – Pág. 36

    A cena ocorre por volta do minuto 100 do filme. Os instrumentos usados são: alaúde, viela, pandeiro e flauta de madeira.

    Atividades pág. 36

    1– F; V; V; V; V

    2- Somatório 13 (01, 04, 08)



    BTV





    Rádio Bonfim





    Calendário de Provas




    Fundamental & Médio


    Comunicado

    2 dias atrás

    Arte e encaixes

    2 dias atrás

    ÁRVORE DOS DESEJOS

    3 dias atrás


    Cursos Técnicos


    Formatura 2022

    1 ano atrás


    Parceiros

    Instale o nosso aplicativo