Publicado em 03/07/2022

Construção de pontes de treliça e sua relação com as figuras semelhantes

Nesta atividade, os alunos do oitavo ano foram desafiados, pela professora Tábata, de Matemática, a construir uma ponte de treliça com palitos de sorvete e cola. Este trabalho foi composto pela pesquisa inicial sobre o tema, e pela apresentação da ponte.

A ideia era levar os alunos a entenderem a relação da ponte com o conteúdo trabalhado em sala, bem como sua relação com a questão da mesma conseguir sustentar pesos e até mesmo uma pessoa, mesmo sendo confeccionada com palitos e cola. No caso da sustentação, puderam concluir que as treliças, formadas por triângulos, tem uma relação muito forte com a questão da rigidez e forças de tração recebidas pela carga.

O triângulo passou de uma figura simples a uma figura bem importante, para o desenvolvimento do projeto. Ao fim das apresentações, foi proposto aos alunos, que fizessem um teste de carga, e colocamos alguns pesos e até eles mesmos sobre as pontes, para o teste de carga.

Compreender a matemática e suas aplicabilidades, se tornou muito mais satisfatória e dinâmica. Alguns alunos, com a ajuda de seus responsáveis, fizeram alguns projetos, antes da construção da ponte, integrando a participação da família no projeto proposto.

A aluna Sarah constatou na prática os resultados da atividae. “Com esse trabalho, que acho muito importante, podemos ver a importância das formas geométricas em estruturas de algumas construções, um exemplo a ponte”, concluiu.

AMARELINHA AFRICANA