Publicado em 28/09/2018

Bolsão Alunos do Bonfim 2019

SIMULADOS  – PARA ALUNOS JÁ MATRICULADOS FUNDAMENTAL II e ENSINO MÉDIO – (6º ano ao 2º ano E.M.)

Os simulados tem a função de testar o conhecimento do aluno, prepará-lo para o ENEM, vestibulares e  concursos, com o objetivo de vivenciar formas diferenciadas de avaliação, buscando um comprometimento maior do aluno com o estudo e assim, melhorar o seu índice de desempenho, além de colocar todos os atores envolvidos no processo de aprendizagem  em reflexão (docentes, discentes e gestores).

INSCRIÇÃO

• Todos os alunos matriculados do 6º ano ao E.MÉDIO, estão automaticamente inscritos nos simulados e estarão concorrendo ao BOLSÃO DE 40% ao realizarem as PROVAS DOS SIMULADOS.

REALIZAÇÃO DA PROVA –  REGRAS

• Os alunos serão avaliados pelos Simulados do Sistema de Ensino Dom Bosco e as notas obtidas são validadas ao somatório bimestral, obtendo assim, pontuação extra para a média do bimestre.
  • O aluno que alcançar a maior média nos 04 simulados da sua série terá uma BOLSA de 40% desconto nas mensalidades do ano seguinte.
  • Os simulados serão aplicados conforme indicação da data no calendário escolar.

ATENÇÃO: ESTE ANO, IREMOS ADOTAR PARA CONCESSÃO DA BOLSA DE 40% NAS MENSALIDADES DE 2019, A MAIOR NOTA DO SIMULADO DO 4º BIMESTRE

RESULTADO

• O gabarito do simulado será divulgado no site do colégio, tão logo seja liberado pelo Sistema Dom Bosco;
  • Será anexado nas salas, a relação dos 10 primeiros colocados da turma.
  • Critérios de desempate em ordem de prioridades:

–  maior número de acertos em Matemática;

– maior número de acertos em Língua Portuguesa;

maior número de acertos em Ciências Naturais;

– o aluno com mais idade até o dia da prova.

DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO DAS BOLSAS DESCONTO DO SIMULADO

• Será concedida UMA BOLSA POR SÉRIE DE 40% DESCONTO NAS MENSALIDADES DE 2019;
  • Caso o aluno, por qualquer motivo, resolva trancar a matrícula, a bolsa será anulada;
  • O desconto não é cumulativo;

EDITAL PARA ALUNOS JÁ MATRICULADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I  (1º ao 5º ano)

O objetivo de exaltar alunos em referência a sua turma, está em incentivar e dar reforço positivo aos alunos que mostram bom desempenho escolar, não somente em notas, mas como também em outras competências necessárias para a formação integral.

Para as crianças de 6 a 11 anos, fazer uma prova é algo novo, e elas, muitas vezes ficam tensas, mais do que o normal. Por isso o processo de avaliar o conhecimento precisa ser feito de forma gradativa, respeitando os limites idade e cognição, para que aos poucos ela se acostume a essa nova fase de forma sadia, sem repercussões negativas, como a baixa motivação e frustração.

A experiência nos mostra que muitos alunos – e até mesmo os familiares – ficam ansiosos e estressados na semana de avaliação. Alguns pais até procuram a escola para relatar o que acontecem com seus filhos e fazem questionamentos sobre o exame aplicado, mostrando assim, o quanto temos que ter sensibilidade de perceber os limites de cada criança, e incentiva-los de forma positiva ao realizar avaliações, que nesse momento não tem o intuito de “escolher o melhor”, esse resultado, será percebido no decorrer da vida escolar.

Devido tal situação a pedagogia nos mostra que nesse segmento escolar não é adequado estimular os alunos a um sistema de avaliação que seleciona a melhor nota, mas sim, aquele que avalia a evolução do aluno em todo processo educativo.  O sistema de Avaliação do Fundamental I ( 1º. ao 5º. Ano) irá privilegiar o mérito e os alunos melhores colocados, em diversas categorias, irão ganhar uma medalha de honra ao mérito no final do ano.

Critérios de julgamento:

1. DESTAQUE LEITURA: Avaliando a leitura mais fluente e correta, respeitando as regras de pontuação. Selecionar 3 crianças
  2. DESTAQUE ACADÊMICO: Alunos que alcançarem o melhor somatório notas.
    Selecionar 3 crianças
  3. DESTAQUE AMIGO: Avaliar o aluno em sua participação nas aulas, analisando seu comportamento e sociabilidade aos colegas. Fazer uma eleição em sala para eleger o melhor amigo.
    Selecionar 3 crianças
  4. DESTAQUE REVELAÇÃO: Alunos que aumentaram muito o rendimento de um bimestre para o outro                                           Selecionar  3 crianças

Obs.  O primeiro bimestre não terá destaque revelação.