Página 06
Pesquisa
a)Os estudos eram divididos em duas partes. Na primeira, estudava-se o Trivium e, na segunda, o Quadrivium.
b) No Trivium, estudava-se Gramática (Latim e Literatura), Retórica (Estilística, Textos Históricos) e Dialética (Iniciação Filosofica). No Quadrivium, passava-se para Aritmética, Geometria (que incluía a Geografia), Astronomia (Astrologia, Física) e Música.
Página 07
Número 1- Assinalar todas os elementos.
Número 2- Assinalar somente os dois primeiros parênteses.
Página 9
a)A canção procura transmitir uma mensagem de esperança aos que estão em dificuldades. Nesse sentido, o enunciador (Deus?) manifesta, repetidas vezes (refrão), sua presença, concretizada nas “asas da sua oração”. A canção aborda uma temática típica do gospel, marcada pela veiculaçãode mensagens otimistas e de liberação na fé e na oração.
b)No total, a interpretação é realizada por seis vozes diferentes, sem a presença de instrumentos musicais.
c)As principais influencias musicais vêm do bles e do jazz, especialmente nodiscurso harmônico e na condução das vozes.
Página 10
A opinião de Rubem Alves neste texto é favorável ao cantochão e expressa, ainda, uma perspectiva que auxilia a compreensao dos alunos sobre critérios fundamentais da relação entre essa música e o seu contexto.
Página 13
Troca de ideias
a)Os elementos ornamentais são aqueles que têm apenas função decorativa, ou seja, estão dispostos no espaço para servir de adorno, tornando a visualidade mais atrativa ao observador.
b)Pessoal
c)Pessoal
P2 4º BIMESTRE
P2 4º BIMESTRE
P2 4º BIMESTRE
P2 4º BIMESTRE