Blog do Bonfim /

Publicado em 11/07/2023

A formas de tortura, resistência e luta na escravidão africana do Brasil Colonial

Ao longo do segundo bimestre, foi trabalhada nas aulas de História do terceiro ano do Ensino Médio, a temática da escravidão africana no Brasil Colônia. Como resultado dos debates, leituras e reflexões, os alunos produziram um material a fim de expressar o tema. Ao explorar tal conteúdo, os alunos refletem sobre o passado escravocrata brasileiro e como este é um fator estruturante das relações sociais e raciais em nossa sociedade hoje. Houve produção visual em tela e maquete que representam as formas de tortura, resistência e luta dos negros escravizados, como o tráfico negreiro, os castigos físicos, a formação de quilombos, os locais de trabalho e dormitório, a exemplo da Senzala, a preservação das danças e capoeira.

Cerimonia do Jaleco

5 dias atrás