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Publicado em 07/08/2015

GABARITO DAS ATIVIDADES DE ARTE – 3º BIMESTRE – 1ª SÉRIE DO E.M. (1001 e 1002)



Pág 9

Troca de ideias

A referência ao cérebro pode ser entendida como uma metáfora de transmissão da capacidade intelectual divina para o homem, durante a criação de Adão.

 

Para fazer – Pág 14

 

1- A família de violas.

2- Os demais instrumentos pintados, da esquerda para a direita são: cravo ( instrumento de teclado, ancestral do piano), sacabuxa ( ancestral do trombone, no chão embaixo do cravo), alaúde ( no chão, entre as duas violas), demais violas ( três: a primeira, em pé ao lado do alaúde, a segunda, deitada sobre uma partitura, a terceira, em pé atrás de um banco, a quarta, em pé embaixo da mesa); flauta doce ( embaixo do banco); charamela (deitada no chamo ao lado da viola, que também esta deitada)

 

Para fazer – Pág 16

1- A obra aborda o estado de excitação extrema que toma conta do ser apaixonado.

2- A excitação que toma conta do ser apaixonado. A solidão, no trecho “ ai de mim”.

3- Por meio de texturas musicais. Os vários trechos em polifonia descrevem a excitação. Já os trechos em homofonia descrevem exclamações e suspiros.

 

Atividades – Pág 17

1- (02) De uma maneira geral, o artista renascentista não era um especialista, porque praticava varias expressões artísticas.

2- (02) Nas artes, o Renascimento se caracterizou, entre outros aspectos, por uma preocupação com a figura humana. A busca da perfeição ao retratar o homem levou a uma simbiose entre arte e ciência, desenvolvendo-se estudos de anatomia, técnicas de cores e perspectiva.

(08) As transformações culturais do Renascimento relacionam-se com as novas condições socioeconômicas da Europa Ocidental daquele período.

Somatório: 10

 

 Refletir e Criar – Pág 20

1- Pessoal.

2-  Donatello. David. 1430-1432.01 escultura em bronze, altura:1,58m. Museu Nacional, Florença.

3- Pessoal.

 

Para fazer – Pág 23 – Pessoal.

 

Troca de Ideias – Pág 23

  1. a) Pessoal.
  2. b) Pessoal.
  3. c) Pessoal.

 

Para fazer – Pág 25 – Pessoal.

 

Para fazer – Pág 32 – Pessoal.

 

Para fazer – Pág 33

1- O sofrimento e o desejo de morte, como penitência.

  1. a) “Moro” Textura homofônica e emprego de dissonâncias, para ilustrar o conceito de morte.

b)”Ahi” Textura homofônica e emprego de dissonâncias, para ilustrar o suspiro.

 

Para fazer – Pág 36 – Pessoal.

Atividades – Pág. 36

1- (01) A unidade de medida Hertz é utilizada tanto para medir ondas sonoras quanto luz.

(02) Polifonia é o nome dado à textura musical formada pelo relacionamento de diferentes linhas melódicas.

(08) De uma forma bem simples, harmonia em música pode ser definida como combinação de sons simultâneos.

Somatório: 11



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