Realizar movimentos com crianças e adolescentes, envolvê-los com questões sociais que afligem o município em que vivem é uma urgência para a geração atual. O Bonfim defende essas causas, por isso elegeu o tema Sustentabilidade para os projetos desenvolvidos por seus professores e alunos, compreender, sensibilizar-se, estabelecer contato com a E assim, o grupo de alunos do colégio se empenhou na gincana em que tinha como uma das tarefas, arrecadar alimentos para doação, por isso buscamos o grupo Associação de Assistência Social Videira, que realiza um trabalho de recuperação de dependentes químicos e alcoolicos, para conhecer e doar os alimentos arrecadados. Os alunos conseguiram arrecadar na gincana 700 quilos de alimentos. A associação presta serviços de assistência aos usuários, recolhendo indigentes na rua, ou acolhendo aqueles que chegam levados por suas famílias ou sozinhos. O grupo existe há três anos, e vive somente de doações de particulares e de igrejas.
Em depoimento dos que puderam estar presentes no dia da entrega, pode-se perceber o quanto que envolver, vivenciar, sentir as necessidades do outro, faz com que cada um compreenda um pouco mais a si mesmo, pois só no respeito às diferenças é que podemos construir comportamentos, estabelecer planos e mudar atitudes – as nossas e as dos outros….”O projeto em que a gente foi doar alimento nos influenciou, pois pensamos que era muita comida, tivemos muito trabalho em arrecadar, mas quando chegamos lá, vimos que era muito pouco. Bonito vê-los trabalhando, construindo a igreja com bambu, como fazem a comida . Legal saber que não são forçados a ficar lá, cada um tem uma tarefa, horários para fazer as coisas.”
O projeto foi um sucesso, pois mais que discursos devemos oportunizar práticas onde as crianças e jovens vejam o tema Sustentabilidade como algo presente em seu cotidiano, se tornando na comunidade, agentes transformadores, com o poder de disseminar novos valores e modificar velhos hábitos, que contribuam para preservação do próprio ser humano.
SEMANA DAS HUMANAS
SEMANA DAS HUMANAS
FEB
FEPECO