• OFICINA DE LEITURA

Publicado em 22/02/2018

Edital Oficina de Leitura 2018

1 – Sobre o projeto:

A Oficina de Leitura é um projeto do Colégio Bonfim que tem como objetivo desenvolver a leitura, escrita e senso crítico dos alunos através de atividades audiovisuais.

2 – Quem pode participar:

Alunos matriculados nas turmas do Fundamental II e Ensino Médio.

3 – Pré-Requisitos para inscrição:

3.1 – Ser frequente nas aulas
    3.2 – Não ter ocorrências graves
    3.3 – Ter disponibilidade de pelo menos um dia na semana à tarde.
    3.4 – Ter um número de WhatsApp para comunicação com a coordenação do projeto.

4 – Condutas exigidas:

4.1 – Cumprir as tarefas propostas
    4.2 – Entregar as atividades solicitadas
    4.3 – Contribuir com ideias
    4.4 – Não cometer qualquer tipo de violência, seja verbal ou física com quaisquer membros do projeto ou do Colégio

5 – Sobre as inscrições:

Após o lançamento do edital os candidatos deverão se inscrever PELA INTERNET NO LINK ABAIXO.

Obs.: inscrições fora do prazo não serão efetivadas.

6 – Sobre as atribuições e vagas
    Na Oficina de Leitura serão produzidas as seguintes atividades:

6.1 – Jornal do Bonfim – registrar em foto e vídeo atividades na escola, pesquisar sobre próximos eventos e realizar entrevistas
    6.2 – Rádio Bonfim – criar criar matérias, fazer pesquisas e comandar o programa de rádio de informações
    6.3 – BTV (programa para o YouTube) – criar as pautas, apresentar, fazer entrevistas e matérias durante a semana para a produção final no estúdio.
    6 4 – Organização do Conexão Cultura – todos participarão
    6.5 – Eventos de cunho solidários e ecológicos – todos participarão
    6.6 – Biblioteca do Bonfim – alimentar o banco de dados do site da biblioteca com resenhas de livros, organizar atividades para estimular alunos como saraus, café literário etc.

7 – Quantidade de vagas:

7.1 – As vagas vagas serão preenchidas de acordo com as necessidades de cada área.

8 – Das avaliações

8.1 – Da 1ª fase:

Cada aluno fará uma prova de REDAÇÃO de tema do cotidiano e de conhecimento comum em prosa na modalidade discursiva de acordo com o padrão da Língua Portuguesa.

A prova será realizada em uma sexta-feira a partir das 13h no auditório.

8.2 – Da 2ª Fase:

Os alunos participantes escolherão no momento da inscrição 3 opções de atividades  que deseja participar e farão provas práticas. Para cada função o aluno deverá realizar o teste exigido:

• Teste de locução – Rádio Bonfim
    • Teste de vídeo – Bonfim TV
    • Teste de texto jornalístico – Jornal do Bonfim
    • Entrevista – Biblioteca

8.2.1 – As  Redações serão corrigidas sem a identificação nominal do autor, qualquer marca que identifique-o acarretará na eliminação do candidato.

As Redações serão corrigidas por professores de Línguas que não fizerem parte da seleção.

9 – Da classificação:

9.1 – Os alunos serão classificados por ordem decrescente de nota.

9.2 – Em caso de empate a nota da prova prática será utilizada como critério de desempate.

10 – Da chamada:

Serão chamados os alunos de acordo com a necessidade da Oficina de Leitura. E também aqueles que não entrarem na primeira lista poderão ser convidados a participarem dos projetos especiais de curta duração como eventos, campanhas solidárias etc.

11 – Premiação:

11.1 – Os alunos classificados, nas vagas estipuladas, ganharão como incentivo estudantil de 0 ATÉ 2 (DOIS) PONTOS no somatório de notas em todas as disciplinas do BIMESTRE, A PARTIR DO SEGUNDO BIMESTRE.

11.2 – A nota dada respeitará os seguintes critérios. Cada descumprimento acarretará no desconto de 0,2 no valor da nota:

a) Não entrega dos textos no prazo;

b) Falta de interesse (não se envolver no projeto);

c) Ausência nas reuniões (nas reuniões presenciais ou virtuais);

d) Falta de participação criativa (não propor atividades ou ideias);

12- Desligamento do projeto:

Os alunos aprovados que não cumprirem as atividades e/ou cometerem algum tipo de ato ilícito previsto ou não neste edital será desligado do projeto.

13- Substituição de aluno desligado:

Caso um aluno seja desligado definitivamente, poderá ou não haver nova chamada de acordo com a ordem de classificação da seleção. Essa decisão fica à cargo dos coordenadores do projeto.

14 – Isenção de realização de prova:

14.1 – A partir de 2018, a coordenação da Oficina poderá convocar participantes das edições passadas para compor a equipe como voluntário sem a necessidade de realizar prova de seleção.

14.2 – Os alunos que forem chamados nesta situação não receberão os pontos bimestrais e nem qualquer tipo de remuneração.

14.3 – Os critérios para a convocação serão:

a) atuação na edição anterior;

b) ser aluno do Bonfim;

c) conhecimento adquirido para compartilhamento com os novatos.

Japeri,  fevereiro de 2018

Inscreva-se até o dia 28 de fevereiro