Entre as datas importantes do mês de maio, há o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Desde 2000, o marco existe para lembrar a importância da sociedade combater a violência contra os menores e criar maneiras de protegê-los. E o dia 18 não foi escolhido sem propósito. Ele lembra o “caso Araceli”, que já possui mais de 40 anos e aconteceu em Vitória, no Espírito Santo.
Em 1973, Araceli era apenas uma garotinha de oito anos que estava voltado para casa mais cedo da escola a pedido da mãe, mas nunca mais foi vista. Desde então, o caso da menina diante do tribunal apresentou muitas reviravoltas em relação aos possíveis culpados, até que fosse arquivado. Entretanto, com a justiça nunca conquistada pela família e a repercussão do caso no país, sabe-se que Araceli foi um dos casos infantis mais alarmantes de abuso e violência sexual infantil, ocorrido durante a Ditadura Militar no Brasil.
Desde o duro acontecimento, instituições do país lutam para que mais crianças e adolescentes tenham suas vidas preservadas, como é o caso da Unicef Brasil e Childhood.
Alunos do 3º período de enfermagem abordaram o tema: O Dia do combate ao abuso sexual infantil.
O grupo apresentou um trabalho onde pontuaram a importância da ação da enfermagem nesses atendimentos.
Destacaram os sinais e como identificar os possíveis casos.
Denuncie Ligue 100
FERIADO PADROEIRA DO BRASIL - NOSSA SENHORA DE APARECIDA
RECESSO
DIA DOS PROFESSORES
ENTREGA DOS BOLETINS