Veja as notas máximas e mínimas do ENEM 2013



O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou no dia 17/1, os desempenhos máximo e mínimo em cada uma das quatro áreas do conhecimento avaliadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013. Desde 2009, a proficiência dos participantes do Enem é calculada por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Em Matemática e suas tecnologias a nota máxima foi de 971,5. Nesta área, o menor desempenho foi de 322,4 pontos. Ciências da Natureza registrou a nota máxima de 901,3 e a menor foi de 311,5. Já em Ciências Humanas, o desempenho máximo chegou a 888,7 e o mínimo ficou em 299,5. A prova de Linguagens e Códigos teve como nota mais alta 813,3 pontos e a menor pontuação ficou em 261,3.

“Os valores divulgados correspondem ao menor e ao maior desempenho dentre todos os participantes do exame, em cada área da prova”, explica o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa. No sistema da TRI a nota mínima não é zero e a nota máxima não é 1000. “Os participantes que deixam a prova em branco ou erram todas as questões da prova recebem a nota mínima correspondente ao seu caderno de prova”, complementa Costa.

TRI – Além de estimar as dificuldades dos itens e as proficiências dos participantes, essa metodologia permite que os itens de diferentes edições do exame sejam posicionados em uma mesma escala. Cada uma das quatro áreas do conhecimento avaliadas no Enem possui uma escala própria.

Para cada uma das quatro áreas do conhecimento avaliadas no Enem, as notas mínimas e máximas são diferentes. Isso ocorre porque os valores de mínimo e máximo dependem do nível de dificuldade das questões da prova. Como as questões não são as mesmas em cada edição, sempre haverá notas mínimas e máximas diferentes ao longo dos anos.

Mapa de itens – Com o objetivo de facilitar o entendimento dos estudantes e sociedade quanto à metodologia de cálculo das proficiências no Enem, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) criou o mapa de itens do exame. Por meio do sistema online, os interessados poderão acessar itens das provas, explicações sobre o cálculo da nota e entender como ocorre a variação da complexidade dos itens ao longo da chamada escala de proficiência.

Fonte: INEP

Ensino Fundamental I

Últimas Notícias

Turmas do 5º ano aprendem sobre Nutrição

Aluna do 3º ano do Fundamental celebra chegada da Primavera

Calendário da P2 do 3º Bimestre

Eventos

Alunos Online