Projetos Educacionais



Linguagem e suas Tecnologias

1.1- Oficina de Leitura

Os alunos a partir do 9º. ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio são convidados a participar da construção do jornal “Oficina News” e da Rádio Bonfim.

Os alunos da oficina de leitura são selecionados a partir do resultado de uma Produção Textual. Os melhores colocados são indicados e recebem semestralmente avaliação sobre a atuação e nota.

A oficina não é obrigatória e funciona em horário extraclasse. O intuito do projeto é incentivar a criatividade, valorizando a autoestima do aluno ao reconhecer sua capacidade.

 

1.2 – Conhecendo e Escrevendo –Projeto Redação ENEM

A proposta é preparar os alunos do Ensino Médio para a prova de Redação do ENEM, incentivando os alunos à leitura de temas da atualidade, enriquecendo o vocabulário, desenvolvendo capacidade argumentativa e habilidades de escrita, aumentando assim, a pontuação na Prova.

Durante o ano os professores propõem os temas para pesquisa, e ao final do projeto, os alunos criam um evento para mostrar as pesquisas realizadas ao público.

1.3 – Teatro e Musicalização

O teatro é uma atividade artística enriquecedora, pois oportuniza momentos de reflexão pessoal ao desenvolver habilidades de expressão corporal e explorar diversos sentimentos para a formação do Ser Humano. Com essa atividade propomos o desenvolvimento intelectual e coletivo dos alunos, melhorando a atenção nas aulas, habilidade de resolver problemas, estimulando a criatividade e trabalho em grupo, através de uma boa comunicação.

A oficina de teatro é ofertada uma vez na semana com 1h de duração e também durante algumas aulas de Artes. Para participar será necessário o seguinte compromisso: 1) Fazer matrícula na secretaria; 2) Não faltar; 3) Realizar as leituras que serão pedidas.

A musicalização é trabalhada a partir de projetos com as turmas da Educação Infantil e Fundamental I e para os demais segmentos o professor desenvolve o projeto Mostra de Talentos.

 

1.4 – Memorial

Projeto desenvolvido com os alunos do Ensino Fundamental. O propósito é desenvolver a prática da narração de histórias, produzindo textos a partir das vivências com a comunidade escolar, coletando imagens e relatos dos eventos e passeios realizados durante o ano. Todo aluno deverá ter seu portfólio de Produção Textual, seguindo as orientações do professor.

As matérias são enviadas para o projeto de jornal da escola Oficina News e publicado no site do Bonfim e os melhores textos arquivados na biblioteca.   

Ao final do Ensino Fundamental os melhores textos narrativos serão selecionados para a publicação de um livro.

 

2 – EVENTOS CULTURAIS

2.1 – Conexão Mundo (aulas em campo e excursões)

Os professores lançam o conteúdo em aula e os alunos pesquisam e são convidados à conhecer o tema realizando um passeio ou pesquisa de campo.  

A proposta é que no decorrer do ano todos os alunos possam usufruir de uma aula de campo, que tem a finalidade de complementar o trabalho que está sendo desenvolvido pelo professor.

A escola poderá oferecer outros passeios culturais e de lazer durante o ano, conforme o cronograma cultural proposto.

 

2.2 – Gincana do Arraiá do Bonfim / Festa Junina

Integrar alunos e professores em uma atividade recreativa que desenvolva o espírito de solidariedade, proporcionando interação e o fortalecimento da cultura popular brasileira.

 

Organização:

  1. São formadas equipes, nomeadas pela equipe organizadora;
  2. As equipes terão como colaboradores e líderes alguns professores;
  3. As tarefas são escolhidas para constituir o programa da festa;
  4. É estabelecida uma tarefa para um trabalho de solidariedade.

    

2.3 – Festa da Primavera

É tradição no Colégio Bonfim na festa que comemoramos a chegada da Primavera e o aniversário da Escola. Propomos apresentações dos alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental.

 

2.4 – Conexão  Cultura / Cidadão Empreendedor

Evento organizado pelo grupo da Oficina de leitura para eleger o Rei e Rainha do Bonfim. Os alunos apresentam os projetos desenvolvidos nas aulas de Artes e seus talentos, e organizam arrecadação de alimentos e brinquedos para comunidade carente.

Nesse contexto desenvolvemos no aluno o interesse de agir para transformar, entender-se como cidadão, conhecendo, compreendendo e questionando as desigualdades sociais, dando possibilidades para que busquem soluções inovadoras para as questões sociais.

 

2.5 – FEPECO – Feira Pedagógica Comunitária / Projeto Sustentabilidade

A FEira PEdagógica COmunitária é um evento escolar que tem por objetivo promover a participação cooperativa e solidária entre alunos e professores, desenvolver o espírito científico da pesquisa e despertar a curiosidade pelas Ciências e demais conhecimentos da atualidade.

Os alunos trabalham em equipe dedicando-se a um tema, cuja a culminância se dá com a exposição do assunto no dia da feira.

 

O Bonfim elegeu o tema Sustentabilidade como foco principal para os projetos que são desenvolvidos por seus professores e alunos, promovendo pesquisas que partam da nossa realidade, estabelecendo contato com os recursos naturais disponíveis no nosso Município e de como são administrados esses recursos, proporcionando debates, discussões etc. E nessa perspectiva, trabalhamos a cidadania e o senso crítico de nossos alunos, para formar indivíduos esclarecidos e comprometidos com as causas sociais.

 

2.6 –  Competições Intersalas

Os jogos de competição tem por objetivo desenvolver o espírito de equipe e companheirismo entre os alunos, aumentando a interação entre as turmas e respectivamente o respeito mútuo entre os alunos e professores.

   A proposta é fomentar a prática esportiva e estimular a participação de forma geral, em momentos de alegria e diversão.

  Os jogos acontecem durante todo ano, nas aulas de Educação Física, conforme indicação do planejamento do professor. Ao final dos semestres há a competição entre turmas, onde o vencedor é divulgado no final do ano.