Publicado em 27/08/2017 - 15:42

O enigma de Kaspar Hauser



          O enigma de Kaspar Hauser é um filme do diretor alemão Werner Herzog, produzido em 1974. Assim como em O garoto Selvagem, de François Truffaut, a narrativa discute a importância da aquisição da linguagem para a vida em sociedade.

           Leia a sinopse a seguir, publicada no site Adoro Cinema:

          Um homem jovem chamado Kaspar Hauser aparece de repente na cidade de Nuremberg em 1828, e mal consegue falar ou andar, além de portar um estranho bilhet. Logo é descoberto que sua aparição misteriosa se deve ao fato de que ele ficou trancado toda sua vida em um cativeiro, desconhecendo toda a existência exterior. Quando ele é solto nas ruas sem motivo, muitas pessoas decidem ajudá-lo a se integrar na sociedade, mas rapidamente Kaspar se transforma em uma atração popular.

Disponível em:http://www.adorocinema.com/filmes/filme-10082/

Assista ao filme e pense a respeito das dificuldades encontradas, no percurso da personagem, para dominar a linguagem. É possível, para um falante inexperiente, excluído do grupo social a que uma língua pertence, estabelecer relações semânticas entre os possíveis sentidos de uma determinada expressão? Como essas relações se estabelecem em nosso dia a dia?

 

Comente