• Metodologia de Ensino

Nossas ações estão subsidiadas por planos de estudos consistentes que estabelecem expectativas qualificadas de aprendizagem para os alunos atingirem os melhores resultados acadêmicos.

A metodologia utilizada é construída através da interatividade entre professor-aluno e aluno-grupo, facilitando o aprendizado, unindo o conteúdo à prática e proporcionando aos alunos uma vivência que contribua para a construção do conhecimento.

A utilização da biblioteca, audiovisuais, computadores, internet, passeios culturais e outras atividades significativas facilitam e completam a aprendizagem dos alunos. A organização do trabalho pedagógico é feita pelos professores, sob a coordenação da Equipe Pedagógica.

Livros Didáticos

É ferramenta primordial para concretizar o projeto pedagógico de qualquer escola. Sempre em busca do que possa aprimorar o ensino, possibilitando inovações e em consequência melhoras na educação.

Para 2016, após uma grande pesquisa, analisando vários materiais didáticos, firmamos parceria para troca do material didático em todos os segmentos.  A editora escolhida foi a Pearson International, empresa multinacional inglesa líder no setor educacional mundial.

O Sistema de Ensino Dom Bosco oferece um método moderno e flexível.  A educação vai além dos livros. Ela ensina valores com seriedade, competência, consciência e dedicação. Tudo isso, fortalecido pelos mais de 50 anos de experiência.

Os livros didáticos do Bom Bosco são exclusivos e elaborados por uma equipe altamente capacitada da área de educação.

Educação Infantil:  COLEÇÃO “VAMOS BRINCAR?”.

Composta por jogos, brincadeiras, teatro, música, dança e muitas histórias, os materiais da coleção “Vamos Brincar?” estimulam e facilitam o processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. Trata se de uma proposta de ensino diferenciada, que desperta o mundo de fantasia das crianças, e ainda as diverte, encanta e educa.

1º e 2º ano do Ensino Fundamental:
    Coleção Anos Iniciais Autonomia, reflexão e descobertas.
    Um momento fundamental para desenvolver o conhecimento e, ao mesmo tempo, descobrir um mundo de coisas novas.

3º ao 5º ano do Ensino Fundamental:

Coleção Fundamental

A proposta para os anos iniciais do Ensino Fundamental busca o trabalho em grupo, a solução colaborativa de situações-problema e a promoção da criatividade para, dessa forma, melhorar a capacidade de decisão e apreensão de conteúdos.
    6º ao 9º ano do Ensino Fundamental:

O material para os anos finais do Ensino Fundamental oferece extensa variedade de gêneros textuais, distribuídos nas diversas disciplinas. Com atividades que contemplam métodos para “aprender a aprender”, promovendo a interdisciplinaridade,  fortalecendo a qualidade do ensino e concretizando a aprendizagem como um ato de interação entre autor, professor, aluno, família e escola.

Ensino Médio: Material forte, dinâmico e atualizado

A flexibilidade para preparar os alunos do jeito certo. A proposta do material do Ensino Médio está de acordo com o encaminhamento do ENEM e os principais vestibulares do Brasil.

ACESSO AO PORTAL DOM BOSCO (6º ano ao Ensino Médio): nossos alunos têm acesso direto ao portal do Dom Bosco (www.nossodom.com.br), que traz uma série de atividades para complementar ou aprofundar seus estudos. Cada estudante também pode criar um e-mail individual. Os dados para acesso estão no material didático do aluno.

Recursos de Informática

Contamos com acesso controlado a Internet, que permite que seu/sua filho (a) e nossos professores/funcionários tenham acesso aos recursos educacionais disponíveis na Internet com segurança. Vejam as atividades para cada segmento:

> 3o ao 5o ano: aulas quinzenais com a professora.

> 6o ano ao Ensino Médio: Horários livres para pesquisas.

> Profissionalizante: Horários livres para pesquisas.

Recursos Audiovisuais

Nossa escola conta com auditório que dispõe de recursos audiovisuais, como computador com acesso à internet, data show, Estação Multimídia móvel e DVD, Blue Ray, Tela Interativa. Tais recursos permitem que os professores enriqueçam suas aulas com atividades multimídia.

Sala de Ciências da Natureza e suas tecnologias

Buscando desenvolver o pensamento lógico, científico e criativo de nossos alunos, montamos uma sala de “experimentos”, onde a prática favorecerá a concretização dos projetos de matemática, física e ciências.

O laboratório é equipado com um quadro interativo com acesso à internet, equipamentos de oficina de robótica, jogos e experimentos.

Biblioteca

O Colégio Bonfim dispõe de uma biblioteca em sala apropriada para estudo e com um acervo bibliográfico que contribui para a formação do hábito da leitura, pesquisas e oferecer material de estudo e fontes de informação para os alunos, professores e coordenação, nas diversas áreas do conhecimento humano.  Nossa biblioteca é informatizada e conectada à internet (lab. pesquisa), que atualmente, constitui-se no mais amplo recurso de informação mundial.

Além disso, os alunos poderão fazer trabalhos em grupo e ter um espaço reservado para estudo individual. Uma vez que o horário da biblioteca é livre para todos os alunos, fica reservado aos responsáveis controlar os horários de seus filhos fora do horário escolar.

O aluno que comparecer ao colégio, fora do seu período de aula, para realizar pesquisa ou participar da aula de reforço, deve apresentar a identidade escolar ou a blusa do uniforme.  O aluno precisa estar de bermuda ou calça, não pode usar short.

Horário de Atendimento: Manhã: 8h – 13:30h | Tarde: 14h30 -17h

Agenda do Bonfim