• BLOG DO BONFIM

Publicado em 28/08/2013

Teatro aproximando as realidades dos adolescentes

watermarked-1229811_619624201402721_2031145951_n

Excelente a peça teatral “Questão Atitude”, que um grupo de alunos do Ensino Fundamental puderam assistir, no Festival de Inverno de Queimados 2013.  A peça foi encenada no teatro municipal Metodista e trouxe aos nossos alunos muita diversão e reflexão sobre assuntos de seus cotidianos.

A peça retratou muito bem as crises da adolescência quanto aos relacionamentos afetivos, a busca pelo grupo, pela própria identidade… foi possível perceber os olhos de reflexão sobre o que assistiam.

Durante a semana após a apresentação os alunos ainda reviviam a experiência vivida no teatro e para expressar seus pensamentos, todos foram convidados a escrever algumas linhas sobre a peça.

Confira a seleção de alguns desses depoimentos:

“Eu gostei muito do teatro amei a peça, foi muito divertido, o personagem que eu mais gostei foi o sapão, jamais irei esquecer essa peça, rimos muito e até ficamos triste. Foi a primeira vez que fui ao teatro e me amarrei muito!”

Esterfani – turma: 71

“Achei muito interessante, abordou os temas do dia a dia dos adolescentes. Serviu muito para mim e para muita gente, os atores são muito bons, e achei legal o fato deles abordarem as diferenças entre nós, porque algumas pessoas acham que são melhores que as outras e por serem de séries mais elevadas, zombam das outras turmas e que a garotada de hoje em dia não querem saber de compromisso sério, só curtição só ¨ficar¨ e eu acho que isso é errado.”

Juliana de Souza – Turma: 71

“A peça retrata as vidas dos adolescentes em crises, namoro, drogas, esperar o tempo certo ou não. E um deles que se chama Alfredo, se esconde por traz de uma máscara, em que se chama pelo apelido de sapão, mas acaba se revelando em sua festa para garota que ele gosta Bia. Elas e as amigas vão a festa para colher informações para seu trabalho e de suas amigas na escola. Uma delas passa por uma experiência cujo todas as meninas um dia irão passar, a perca da inocência, e ela não usou proteção, por isso sugere a preocupação. sapão conta também que certas meninas que fumam, ao seu amigo Lucas. E tomam atitudes diversas cada um dentro de seu papel.”

Heloisa Azevedo Turma: 82

“Fala sobre, como os adolescentes agem hoje em dia, alguns querem saber só de curtição, namoro sem compromisso sério. Já outros, escolhem um mal caminho, o caminho das drogas, um caminho dominante que é difícil de largar. Fala também sobre os grupos de garotas que sempre há uma que não consegue deixar a língua dentro da boca (fofoqueira), uma mais metida (que acha que pode tudo), uma que acha que ficar com todo mundo é legal. A (esquentada), também tem a mais certinhas , que é preocupada com o estudo e valoriza seu corpo. Mas nem todos os adolescentes querem saber só de curtição no caso do Lucas, ele era apaixonado, não queria só curtição e sim compromisso. Hoje em dia há garotas que após terminar o namoro ficam tão deprimidas por gostar tanto do namorado que tomam remédio para se matar. Então é bom ter um pouco de atitude e se valorizar, se respeitar. Buscar amor próprio.”

Beatriz da Cruz Turma: 82

“Gostei muito da peça, me fez refletir sobre vários assuntos, por exemplo com ser honesto, que tudo tem seu tempo determinado, e que temos que ser nos mesmos, ter atitude porque é essencial. Aprendi que não devemos olhar para os outros e tentar ser ele. Mas olhar para si. Tudo que eles interpretaram lá acontece conosco. Gostei muito. Aprendi ,muito.”

Ana Flavia Andrade de Almeida Turma:81

“Foi exatamente o que a peça disse: Personalidade é questão de atitude.”

Matheus Henrique – Turma 82

Calendário de Provas