ARTES – Gabarito das atividades das turmas de 1º ANO (1001 E 1002)



Página 06

Pesquisa

a)Os estudos eram divididos em duas partes. Na primeira, estudava-se o Trivium e, na segunda, o Quadrivium.

b) No Trivium, estudava-se Gramática (Latim e Literatura), Retórica (Estilística, Textos Históricos) e Dialética (Iniciação Filosofica). No Quadrivium, passava-se para Aritmética, Geometria (que incluía a Geografia), Astronomia (Astrologia, Física) e Música.

Página 07

Número 1- Assinalar  todas os elementos.

Número 2- Assinalar somente os dois primeiros parênteses.

Página 9

a)A canção procura transmitir uma mensagem de esperança aos que estão em dificuldades. Nesse sentido, o enunciador (Deus?) manifesta, repetidas vezes (refrão), sua presença, concretizada nas “asas da sua oração”. A canção aborda uma temática típica do gospel, marcada pela veiculaçãode mensagens otimistas e de liberação na fé e na oração.

b)No total, a interpretação é realizada por  seis vozes diferentes, sem a presença de instrumentos musicais.

c)As principais influencias musicais vêm do bles e do jazz, especialmente nodiscurso harmônico e na condução das vozes.

Página 10

A opinião de Rubem Alves neste texto é favorável ao cantochão e expressa, ainda, uma perspectiva que auxilia a compreensao dos alunos sobre critérios fundamentais da relação entre essa música e o seu contexto.

Página 13

Troca de ideias

a)Os elementos ornamentais são aqueles que têm apenas função decorativa, ou seja, estão dispostos no espaço para servir de adorno, tornando a visualidade mais atrativa ao observador.

b)Pessoal

c)Pessoal

Ensino Médio

Últimas Notícias

Confira o que rolou no Conexão Cultura 2017 

Conexão Cultura

Ensino Médio participará do evento Giro das Profissões

Eventos

Puc por Um Dia

Alunos Online